Concurso

Holofotes sobre as letras maranhenses

Prêmio promovido pela Associação Maranhense de Escritores Independentes está com inscrições abertas para 20 categorias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Escritores premiados em uma das edições do concurso de poesias da Amei
Escritores premiados em uma das edições do concurso de poesias da Amei (Concurso Amei)

São Luís - Estão abertas até o dia 5 de maio as inscrições para a primeira edição do Prêmio Literário – Amei 2020. O concurso é promovido pela Associação Maranhense de Escritores Independentes (Amei) com o objetivo de incentivar a leitura de obras maranhenses, valorizar talentos consagrados e já reconhecidos, e, principalmente, viabilizar e apoiar o surgimento de novos talentos na literatura local. As inscrições são gratuitas e destinadas a obras inéditas e o regulamento para cada categoria está disponível no site www.ameimais.org/premio.

O projeto é uma ampliação do Prêmio Gonçalves Dias, iniciado em 2017 e responsável por revelar novos poetas maranhenses a partir do apoio do deputado estadual Adriano Sarney. “Agora, ampliamos o número de categorias e estamos na expectativa de repetirmos o sucesso do Prêmio Gonçalves Dias, cuja última edição recebeu mais de 5000 textos inscritos por cerca de 300 candidatos”, diz o presidente da Associação Maranhense de Escritores Independentes, José Viegas.
O Prêmio Literário – Amei 2020 premiará as categorias Poesia, Crônica, Conto, Fotografia, Infantojuvenil, HQ (Histórias Em Quadrinhos), Hot, Distopia e Fantasia, Drama, Romance, Policial, Terror e Suspense, Cordel, Melhor Projeto Gráfico, Melhor Capa, Melhor Diagramação, Conjunto da obra, Melhor Revisor, Autor Revelação e Holofotes. José Viegas explica que haverá uma comissão julgadora formada por três personalidades de reconhecido saber para cada uma das categorias.

Premiação

Os trabalhos vencedores nas categorias Poesia, Crônica, Conto e Fotografia, terão seus trabalhos publicados em coletânea. Os vencedores nas categorias Infantojuvenil, HQ, HOT, Distopia e Fantasia, Drama, Romance, Policial, Terror e Suspense e Cordel, terão um contrato editorial para a publicação da obra vencedora, sem qualquer custo para o autor. A premiação deverá ocorrer em 30 agosto e o lançamento das obras vencedoras está previsto para novembro.

Os vencedores nas categorias Projeto Gráfico, Capa, Diagramação, Revisão terão, para além da premiação honorífica, a possibilidade de firmar um contrato de prestação de serviço com a Editora parceira desta premiação, a Viegas Editora.

E, por fim, os vencedores nas categorias Conjunto da obra, Autor Revelação, Autor Homenageado e Holofotes terão a premiação honorifica e um contrato de edição ou reedição de uma obra sua. Sobre a categoria Holofotes ele explica que o objetivo é dar visibilidade a escritores que têm potencial para serem lançados no mercado nacional. “Pretendemos apresentar este escritor e fazer com que ele seja visto por grandes editoras nacionais a partir da qualidade do seu trabalho”, pontua José Viegas.

O presidente da associação explica que a Amei surgiu em 2016 para resolver os problemas com que até então se confrontavam na publicação, divulgação e venda de suas obras os escritores maranhenses independentes. “Desde então, a pujança da literatura maranhense tem se manifestado como nunca”, atesta José Viegas.

A Amei tem fomentado o trabalho da produção local de tal forma que só na Livraria e Espaço Cultural, inaugurada no São Luís Shopping em 2017, já foram lançados mais de 580 títulos novos de autores maranhenses, cujas obras integram uma oferta de mais de 2.100 títulos. “Esse movimento parece não desacelerar e, até mesmo, se expandir, no Maranhão com o surgimento de novas obras, e, principalmente, novos escritores. O Prêmio Literário vem para se tornar mais um elemento de apoio a este grande movimento de renovo na literatura maranhense”, festeja José Viegas.

Serviço

O quê

Prêmio Literário – Amei 2020

Quando

Até 5 de maio

Onde

No site www.ameimais.org/premio

Outras informações

No site www.ameimais.org e telefones (98) 3251-3744; (98) 99612-2384 e e-mail eventos.amei@gmail

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.