Doença

Descartado um caso suspeito de coronavírus em São Luís

Uma paciente com suspeita de coronavírus está sendo monitorada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bacanga

Nelson Melo / O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Outra mulher, de 22 anos, está sendo monitorada na UPA do Bacanga, pois apresenta sintomas típicos do Covid-19.
Outra mulher, de 22 anos, está sendo monitorada na UPA do Bacanga, pois apresenta sintomas típicos do Covid-19. ( UPA Bacanga, UPA)

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) descartou um dos casos suspeitos de coronavírus no Maranhão. A paciente é uma mulher de 49 anos, que estava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais, em São Luís, mas foi diagnosticada com Influenza A. Outra mulher, de 22 anos, está sendo monitorada na UPA do Bacanga, pois apresenta sintomas típicos do Covid-19, cujos sintomas mais comuns são tosse seca, febre e cansaço, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com a SES, a paciente que estava na UPA do Vinhais foi transferida para o Hospital Doutor Carlos Macieira, mas o diagnóstico já foi confirmado para H1N1. Com relação à mulher da UPA do Bacanga, ela está em isolamento. O órgão frisou que, após coleta de amostra para exame, o Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen/MA) enviou o material ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, seguindo um protocolo estabelecido para esses casos de coronavírus.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, essa paciente com suspeita de coronavírus é procedente de Tóquio e Wakayama, no Japão.

O coronavírus

Coronavírus é o nome de uma família de vírus que têm formato de coroa. Eles causam infecções respiratórias e já provocaram outras doenças. A doença é conhecida desde 1960. Outras enfermidades provocadas por este tipo de vírus são a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). Além deles, há o Alpha coronavírus 229E e NL63, e o Beta coronavírus OC43 e HKU1.

A doença causada pelo novo coronavírus recebeu o nome de Covid-19. Ele foi descoberto no final de dezembro de 2019, na China. A primeira morte foi registrada no dia 9 de janeiro deste ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.