Doença

Papa tem indisposição e cancela missa um dia após evento em que beijou fiés

No dia anterior, em evento, o papa apertou a mão e beijou o rosto de algumas das mais de 400 pessoas que o assistiam.

Vaticano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Francisco não reduziu nenhuma de suas atividades, que incluem misturar-se com multidões(Crédito: AFP)
Francisco não reduziu nenhuma de suas atividades, que incluem misturar-se com multidões(Crédito: AFP) (Papa)

VATICANO - Por conta de uma “leve indisposição”, o papa Francisco decidiu cancelar a missa que tinha programado para esta quinta-feira, 27, com clérigos de Roma, segundo fontes oficiais do Vaticano. A decisão do papa vem um dia após encontro com fiéis numa basílica em Roma, onde prestou solidariedade aos pacientes que contraíram o novo coronavírus, que já se espalhou por mais de 30 países. No evento, o papa apertou a mão e beijou o rosto de algumas das mais de 400 pessoas que o assistiam.

Segundo o jornal inglês Daily Mail, o pontífice tossiu e assoou o nariz durante todo o encontro, demonstrando estar com sintomas similares aos da gripe. Ainda de acordo com o jornal, o Vaticano não deu detalhes sobre a natureza da doença do Papa. Até agora, a Itália, onde está localizada a sede da Igreja Católica Romana, confirmou que 528 pessoas contraíram o coronavírus, com 14 mortes registradas.

A nota foi divulgada pelo diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, ao responder a perguntas dos jornalistas que queriam mais informações. Matteo Bruni disse que Francisco “preferiu ficar em casa, na Santa Marta”, e que os outros compromissos seriam cumpridos regularmente.

A Escolha

Em março de 2013, o argentino Jorge Mario Bergoglio foi escolhido pelos 115 cardeais que integravam o conclave para ocupar o trono de Pedro, vago desde a renúncia de Bento XVI no mês anterior. Religioso da ordem dos jesuítas, foi o primeiro latino-americano a se tornar papa. Numa referência a São Francisco de Assis, reconhecido pelo seu trabalho junto aos pobres, escolheu o nome Francisco. Bergoglio é considerado um homem sem luxos, de grande vocação para a evangelização.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.