Música

Maranhão em incursão musical

Cantor Tutuca Viana dará início a uma turnê nacional a partir de amanhã, com shows em Fortaleza, Belém, Rio de Janeiro, São Paulo e São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
O cantor Tutuca inicia turnê amanhã
O cantor Tutuca inicia turnê amanhã (Tutuca)

São Luís - O Maranhão ganha o Brasil mais uma vez. Desta vez, com a voz e a poesia do músico, cantor e compositor maranhense Tutuca Viana. A partir de amanhã, ele dará início a uma turnê por cinco cidades brasileiras. Os shows fazem parte da divulgação do seu novo álbum de trabalho, intitulado “Avessa Manhã”. O projeto tem patrocínio do Cantinho Doce, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A turnê terá convidados especiais em todas as apresentações, além de apresentar ao público as músicas que marcaram a carreira de Tutuca Viana e, ainda, com homenagens a nomes de destaque da Música Popular Brasileira (MPB). A primeira parada será no Festival de Jazz e Blues de Fortaleza, no Teatro José de Alencar.

Em seguida, o cantor maranhense passará por Belém (7), com show na Arena Cultural da Funbel, Rio de Janeiro (10), no Teatro Solar de Botafogo (a entrada é um 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Retiro dos Artistas) e São Paulo (13), no Teatro Brincante, na Vila Madalena, com entrada gratuita. A turnê será encerrada no dia 27 de março, com show único no Bar Fanzine, na Beira Mar, em São Luís.

Um dos destaques da turnê de “Avessa Manhã” serão os convidados especiais em cada cidade. Na capital cearense, os artistas Gildomar Marinho (maranhense radicado em Fortaleza) e Pablo Fagundes (brasiliense) cantam com Tutuca Viana no palco do Festival de Jazz e Blues de Fortaleza. Já em Belém, Nilson Chaves, Delcley Machado e Salomão Habib dividem canções com o artista maranhense.

No Rio de Janeiro, Zé Américo, César Nascimento, Zé Renato (conhecido nacionalmente por integrar o grupo Boca Livre) e Gabriel Grossi comandarão as parcerias musicais ao lado de Tutuca Viana. Em São Paulo, Arismar do Espirito Santo e Filó Machado subirão ao palco para dividir algumas canções com o artista maranhense.

A turnê será encerrada na capital maranhense com show dia 27 de março, sendo aberto pelo DJ Pedro Sobrinho e uma homenagem ao Dia do Teatro, com recital de cordel por Moisés Nobre, além de convidados especiais. A entrada será 1kg de alimento não perecível para cada ingresso. Os alimentos arrecadados serão destinados a uma instituição carente.

Na turnê, Tutuca Viana estará acompanhado dos músicos Luís Jr. Maranhão (guitarra, violão de sete e viola), Rômulo Rodrigues (guitarra e violão), Marcelo Carvalho (piano), Nena Antunes (baixo) e Nataniel Fofo (bateria), além do próprio Tutuca Viana na voz e violão.

Segundo Tutuca, um precioso arquivo encontrado em sua residência, numa antiga fita cassete pela produtora Renata Rodrigues, esposa do cantor e compositor, trouxe à tona um material, até então inédito, de canções que foram esquecidas durante um tempo. O casal, ao deparar-se com o arquivo e ouvi-lo, decidiu que aquelas gravações não poderiam ficar apenas na lembrança familiar, mas que haveria de resultar num disco. E assim surgiu “Avessa Manhã”, o novo CD de Tutuca Viana que retorna à cena dos lançamentos musicais após 10 anos do último CD e DVD, “Melodias”.

“Avessa Manhã” conta com nove faixas, que estão disponíveis nas principais plataformas digitais, como Spotify, Deezer, Google Play, entre outras. Entre os destaques, além da faixa-título, estão “Broto”, “Segredo”, “O Caos de Cada Dia”, “Meu Grande Amor” e “Que Prazer”, esta última abre o álbum e conta com a parceria do cantor capixaba Zé Renato (que fez parte da primeira formação do grupo Boca Livre, hoje, com carreira-solo consolidada).

O músico, cantor e compositor maranhense Tutuca Viana é um dos idealizadores e organizadores de um dos festivais mais importantes do Maranhão, de grande referência nacional (o Lençóis Jazz & Blues Festival (Barreirinhas/ São Luís) que, este ano, chegará a sua décima edição. Aos 4 anos de idade, ele iniciou suas tendências musicais participando de vários programas infantis nas emissoras de rádio Gurupi, Difusora e Timbira. Apresentou-se cantando nos programas locais ao vivo. O mais famoso foi na Rádio Difusora “O Domingo é Nosso”, comandado pelo radialista Lima Júnior.

Tutuca chegou a ter seu próprio grupo musical para acompanhá-lo. Em 1983, juntou-se a dois compositores e formaram o grupo Coisa Nossa, participando, nesse mesmo ano, do Projeto Pixinguinha, fazendo a abertura do show para o grupo carioca Céu da Boca e para o violonista Sebastião Tapajós. Em 1985, fez show com Gerude, cantando músicas de sua autoria. Também, nesse ano, participou da gravação do disco “Arrebentação da Ilha”, no estúdio Transamérica (RJ), dirigido por Zé Américo Bastos, com a música “Norma”, em parceria com o poeta e médico Luís Lobo.


Serviço

O quê

Turnê nacional de “Avessa Manhã”, de Tutuca Viana

Quando

De 29 de fevereiro a 27 de março

Onde

Fortaleza, Belém, Rio de Janeiro, São Paulo e São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.