Estado Maiior

Críticas com serenidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Para quem passou por vários mandatos eletivos e entende de perto a estrutura das instituições, sabe da importância de se preservar – em momento turbulento – a serenidade nas opiniões. Foi o que fez o ex-presidente da República, José Sarney (MDB), quando emitiu opinião a respeito do compartilhamento de vídeo do presidente Jair Bolsonaro convocando a população para se manifestar contra o Congresso Nacional e o Poder Judiciário.

Sem precisar alardear que a intenção do chefe do Executivo do Brasil parece tender para um fechamento do sistema político, Sarney lembrou que o país passou por um momento de transição quando estas instituições estavam frágeis e também em um processo que poderia levar ao fortalecimento, logo a uma democracia.

Foi no período da transição que uma constituição foi discutida e votada no Congresso Nacional, e que entre tantas cláusulas petras está a de que os poderes são independentes entre si e devem existir em harmonia.

Além de dar o exemplo do momento histórico brasileiro, Sarney lembrou da importância da Câmara dos Deputados e do Senado, já que ele, segundo o que disse ao site 247, passou metade de sua vida num parlamento.

“Passei 52 anos no Parlamento, mais da metade da minha vida. E afirmo com a certeza da experiência que sem Parlamento forte não há democracia forte. Sem Congresso, não há democracia”, disse o ex-presidente.

As declarações deixam claro a importância dos princípios constitucionais e a defesa da democracia. Opinião completamente diferente de quem quer dividendos políticos pensando na tentativa de sempre polarizar com os olhos voltados para 2022.

Amenizando

Se o governador Flávio Dino (PCdoB) exagerou nas críticas a Jair Bolsonaro com o plano de defesa da democracia, o senador Roberto Rocha (PSDB) parece minimizar ao máximo o ato do presidente da República.

O tucano disse não ter visto nada demais no compartilhamento de vídeo apelativo feito pelo presidente Bolsonaro.

Rocha resumiu que o que o presidente fez foi nada mais do que convocar a população para defender a si próprio. A opinião do senador parece ser contrária a da maioria dos senadores.

Estratégia

Roberto Rocha acaba agindo dessa forma por dois motivos: primeiro para não ter sua “postura” de governista riscada.

Segundo, que tal posicionamento do tucano é uma estratégia para fazer o contraponto ao seu adversário no estado, o governador Flávio Dino.

E com esse objetivo, o senador já até defendeu em discurso a indicação do filho do presidente, o senador Eduardo Bolsonaro, para ser embaixador.

Não aplica

E ainda sobre a tentativa de polarizar com o presidente Jair Bolsonaro, o governador Flávio Dino fala em investimentos, aquecer a economia e diminuir desigualdades sociais. Tudo isso nas redes.

A receita que dá ao comandante da União, ele não consegue aplicar no Maranhão. Por aqui, o estado vive com índices péssimos na área social.

Na economia, por exemplo, o avanço do PIB não mais é do que o resultado do agronegócio, que significa concentração de renda nas mãos de poucos.

Sugestão

Ainda em processo de análise nas comissões técnicas da Câmara Municipal, a proposta de atualização do Plano Diretor de São Luís recebeu sugestões ontem.

O promotor do Meio Ambiente, Luís Fernando Barreto, entregou documento contendo sugestões do Ministério Público a serem integradas ao projeto de lei.

Ainda não há uma data certa para que a matéria entre em pauta. Quatro comissões estão analisando o texto enviado pela Prefeitura de São Luís e agora deverão acatar – ou não – o que o MP está sugerindo.

Encontro

A direção municipal do PT em São Luís vai reunir os filiados, na próxima semana, para iniciar o debate sobre as eleições de 2020 na capital.

O presidente municipal da legenda, vereador Honorato Fernandes, defende que a sigla vá para a disputa com candidatura própria.

Outras força internas do PT como os deputados Zé Carlos e Zé Inácio – por enquanto – estão voltados para o mesmo objetivo defendido por Fernandes.

De olho

R$ 555 milhões é o valor aproximado do que o Governo do Maranhão já arrecadou nos dois primeiros meses de 2020 com o ICMS.

Sem definição

Esta reunião dos petistas de São Luís acontecerá antes do encontro da Executiva Nacional que vai definir as questões nebulosas quanto a presidência estadual do PT, no Maranhão.

A nacional até o momento ainda não definiu se o encontro feito pelo então presidente estadual da legenda, Augusto Lobato, tem validade ou não.

Uma comissão provisória é estudada para que comande o PT maranhense até que um novo encontro seja realizado e um novo presidente seja eleito.

E mais

- Continua o jogo de troca de farpas entre os pré-candidatos a Prefeitura de São Luís que são do grupo do governador Flávio Dino.

- Um diz que sofre perseguições de uma tal “mídia paga” e outros acusam o que reclama de ser plagiador e um “fake” como parlamentar.

- Mas algo é certo: eles se confrontam com o único objetivo que é conseguir o apoio de Flávio Dino e assim a possibilidade de chegar a um segundo turno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.