Editorial

Começou…ou não!

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Feliz ano novo! Mais um ano se inicia e com ele novos planos, expectativas, ideias, novas metas, novas dietas e a crença de que tudo será diferente e melhor.

Não, você não leu errado, o texto não está atrasado. Todos sabem que, no Brasil, o ano só começa de verdade, após o Carnaval. Depois que os brasileiros se esbaldaram nos bloquinhos, fantasiados do seu super-herói preferido, com as roupas da 'patroa' ou um meme da moda.

Para o brasileiro, a prioridade é o que salta aos olhos e os faz brilhar, como a diversão dos trios, escolas de samba e blocos de Carnaval.

As mazelas e preocupações do dia a dia podem esperar. As contas a pagar, o aumento do combustível, os mandos e desmandos do poder público, as articulações para as próximas eleições, as doenças que assolam países vizinhos e já põem seus dedinhos no Brasil, tudo isso pode esperar, porque a Viradouro foi campeã do Carnaval carioca, a Mangueira levou o protesto para a passarela, o trio da Ivete Sangalo arrastou milhares no Carnaval de Salvador e a cantora de funk tombou, como rainha de bateria da Tijuca. Tudo pode esperar. Até o BBB foi deixado de lado na última semana e os militantes de rede social se concentraram nas novidades do reinado de Momo, ao invés dos líderes nacionais.

Para o Brasil, as cortinas do novo ano acabam de se abrir, e todos ainda olham para fora com olhos cerrados e certa ressaca. Ainda não conseguem assimilar direito o que aconteceu, enquanto tomavam umas cervejas e pulavam como uns desgraçados sem amanhã. Porque, no fundo, ainda acham que o futuro a Deus pertence e, se Ele quiser, tudo dará certo. Ou não.

Pouco importa se a passagem subiu, o ônibus quebrou, a polícia matou. Tanto faz se a doença chegou, a dengue surtou, o navio encalhou ou o dólar aumentou. Brasileiro não quer saber se o presidente falou, o Congresso gritou ou a Constituição se rasgou. Quando é Carnaval, o povo só quer saber quem sambou, quem beijou e quem ficou. Só quando o ano começa é que tudo vem à tona e passa a fazer sentido, a assustar, a gerar responsabilidade e atenção.

Mas, ainda há um detalhe que não pode ser esquecido. O ano começou numa quinta-feira, dia 27, em um mês de fevereiro de 29 dias. E agora?

Bem, já que o dia 1º de março vai cair em um domingo, por que não aproveitar os dias "quebrados" e tirar a ressaca da folia com um pouco mais de curtição? Melhor deixar o ano começar de verdade na segunda-feira, como se faz com as dietas e decisões. Porque aí fica tudo certinho e bonito, como só o brasileiro sabe fazer, com seu jeitinho especial.

Então, esqueça tudo o que foi escrito até aqui. O ano ainda não começou. Na segunda-feira a gente se fala de novo e então comemora a virada do ano. Por hora, vamos tomar umas bebidas e aproveitar o que restou do Carnaval, conversar um pouco sobre quem ficou com quem, quantas bocas beijou, qual fantasia foi a mais estilosa. Afinal, coisa séria, só quando 2020 realmente começar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.