Foi o que nos restou...

Com elminações, times vão se dedicar apenas ao Maranhense

Com todos os times maranhenses eliminados na primeira fase da Copa do Brasil, o Campeonato Maranhense terá dedicação máxima destas equipes; as Série B, C e D do Brasileiro começam apenas maio

Eduardo Lindoso / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
O Sampaio Corrêa  vai se dedicar apenas ao Campeonato Maranhense
O Sampaio Corrêa vai se dedicar apenas ao Campeonato Maranhense (SAMPAIO FERIAS )

SÃO LUÍS - Depois da eliminação do Moto Club, após derrota por 4 x 2 para o Fluminense, todos os times maranhenses que estavam na Copa do Brasil saíram na primeira fase. Se isso é ruim para o futebol do estado, significa que o Campeonato Estadual tende a ficar mais disputado, já que, com exceção do Imperatriz, que disputa a Copa do Nordeste, todos os principais candidatos ao título da competição doméstica estarão, pelo menos por enquanto, focados em apenas uma disputa. Como as competições nacionais - Séries B, C e D, que terão Sampaio, o Cavalo de Aço, e Moto Club e Juventude, respectivamente -, começam apenas no dia 3 maio, essas equipes terão tempo para dedicação total até a reta final do Estadual.

A primeira equipe maranhense a deixar a Copa do Brasil foi o atual campeão estadual, o Imperatriz, que empatou sem gol com o Vitória-BA, no Estádio Frei Epifânio, e deixou a competição mais cedo. Agora, o Cavalo de Aço vai se dividir apenas entre a Copa do Nordeste e o Maranhense. No Nordestão, o time da região tocantina ocupa a terceira colocação do Grupo B, com sete pontos, e se encontra na zona de classificação à próxima fase. No entanto, no Estadual, a equipe comandada pelo técnico Paulinho Kobayashi amarga a sexta colocação, mas fez apenas dois jogos. Neste sábado (29), o Imperatriz enfrenta o Juventude, às 19h, no Frei Epifânio. Sem vencer, o time da casa, que tem três pontos, entra no G-4. O Juventude, como não jogou a Copa do Brasil, se dedica apenas ao Estadual no momento.

Para este confronto, o técnico Paulinho Kobayashi, como de costume, não revelou que time deve levar a campo, mas a volta do lateral-direito Hudson, que se recuperou de lesão na coxa da perna direita, é uma opção. Já o Juventude vai contar com os retornos Wanderson, que não joga desde a primeira rodada, e o meia Gotinha, que teve seu nome divulgado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, também deve ir para a partida.

Sampaio pressionado

O Sampaio, que há dois anos não chega nem à decisão do Estadual, e é o maior vencedor da competição, entrou bastante pressionado no certame, principalmente por ter ficado fora da Copa do Nordeste de 2020. No entanto, depois da eliminação precoce na Copa do Brasil, quando perdeu fora de casa, por 2 x 1, para o Águia Negra, essa pressão por um título aumentou. Atualmente, o Tricolor é o vice-líder do Maranhense, com três pontos a menos do que o líder Moto, mas pode reassumir a liderança em caso de vitória sobre o Cordino, no próximo domingo (1º), em jogo válido pela sexta rodada.

Para este duelo, o técnico interino Júnior Amorim já sabe que não poderá contar mais uma vez com o atacante Thiago Santos, que ainda não fez sua estreia pelo clube. O atleta segue se recuperando de uma lesão muscular. Em contrapartida, Matheus Lima deve fazer, enfim, sua estreia em jogos oficiais. O atacante, que veio do Imperatriz, se recuperou dos problemas clínicos que vinha lhe atrapalhando. O lateral-direito Everton Silva também se recuperou e volta à equipe.

Depois de duas finais…

Campeão em 2018 e finalista em 2019,o Moto Club, agora volta suas atenções totalmente ao Campeonato Maranhense. Segundo maior vencedor, o Papão foi eliminado da Copa do Brasil, na última quarta-feira (26), e agora terá apenas o Estadual como seu foco nos próximos meses. Mesmo líder e invicto na disputa, o Rubro- Negro dispensou recentemente o técnico Leandro Campos, alegando que a forma de trabalho do treinador não agradava, e vem sendo comandado pelo interino Dejair Ferreira.

O próximo jogo do Moto no Maranhense será justamente com o arquirrival Sampaio, no Superclássico, marcado para o sábado (7). Portanto, o técnico Dejair Ferreira tem mais de uma semana para preparar a equipe. Inclusive, segundo informações do Globoesporte.com, a diretoria motense deve anunciar, nos próximos dias, a contratação de um atacante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.