Editorial

Folia no interior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

A euforia que imperou Maranhão afora no Carnaval provou que nem só do circuito oficial de São Luís viveram os foliões no reinado de momo. Em diversos municípios do interior, centenas de milhares de pessoas se divertiram em programações de bom nível, em ambientes com estrutura adequada e em clima de paz e tranquilidade. Ponto para os organizadores, que não se deixaram intimidar pela mega festa promovida pelo governo na capital, com artistas de renome nacional, mas também com a violência típica de grandes concentrações populares em centros urbanos.

Em Anajatuba, por exemplo, um público estimado em 30 mil pessoas por noite se divertiu e extravasou as energias em quatro dias de programação. O Carnaval do município foi apontado por 10 entre 10 foliões como o melhor e mais animado da região. Realizada na nova Praça da Matriz, que foi totalmente recuperada e ganhou novo visual e configuração, a festa entrou para a história como um dos carnavais mais alegres e ordeiros já realizados na cidade.

Já em Santa Rita, a sensação que ficou ao término da programação foi de que o município também teve um dos melhores carnavais da região, marcado pelo resgate da cultura e pela valorização de artistas locais. A folia, preparada com carinho para a população, atraiu, desde a abertura, um grande público, que se divertiu ao som das músicas tradicionais de carnaval e sucessos da atualidade.

O Carnaval de Santa Rita foi uma mescla de ingredientes que fizeram a folia transcorrer sem contratempos. Um dos destaques foi a valorização de artistas da terra, que se revezaram no palco com bandas de renome nacional. O resultado foi a empolgação do público, predominante do primeiro ao último dia e que manteve a tradição da cidade como importante reduto no período carnavalesco na região do Munim.

Uma explosão de alegria tomou conta de Caxias nos quatro dias da programação oficial do Carnaval. Dezenas de milhares de pessoas, entre caxienses e um número expressivo de turistas, caíram na folia de sábado a terça-feira, com alto astral, em boa estrutura e em clima pacífico, sem registro de ocorrências de maior gravidade.

O Carnaval de Caxias não ficou devendo em nada, este ano, à folia em cidades onde a festa é consagrada há décadas, como Rio de Janeiro, Recife e Salvador, e conta com cobertura maciça da mídia nacional. E com a vantagem de não ter registrado nenhum caso grave de violência, algo comum nas capitais mencionadas. Preparada com capricho, a programação do Carnaval de Caxias agradou em cheio ao gosto dos foliões, que se acostumaram, nos últimos anos, a cair na folia, com diversão garantida e com total segurança.

Até mesmo na capital, houve áreas fora do circuito oficial que irradiaram animação no Carnaval. Um exemplo foi o bairro Monte Castelo, onde foi realizado o Circuito Alternativo de Blocos Tradicionais, com participação dos grupos que não concordaram em desfilar na passarela do samba após as mudanças implementadas pelo poder público municipal na escolha dos jurados e com o minguado apoio financeiro oferecido, que, segundo os organizadores, cobre apenas 15% dos custos de uma agremiação.

Sensibilizado com tamanha desvalorização da manifestação cultural centenária genuinamente maranhense, o deputado estadual Adriano Sarney, com o apoio de comerciantes e da população, viabilizou um espaço para a apresentação dos blocos. A iniciativa foi coroada de êxito, embora tenha sido realizada fora dos holofotes da mídia oficial.

Vários outros municípios, como Pinheiro, Imperatriz, Barra do Corda, Itapecuru-Mirim e Cururupu, realizaram programações de carnaval que arrebataram os foliões. Guardadas as devidas proporções com a ostentação de poder e dinheiro vista na capital, as cidades do interior deram verdadeiras lições de animação, organização e fomento à cultura popular.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.