Carnaval

Flor do Samba é campeã dos desfiles das escolas de samba em São Luís

Escola desfilou na madrugada de terça-feira, 25, debaixo de muita chuva; a segunda colocação ficou com a Turma do Quinto

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Integrantes da Flor do Samba durante desfile, que ocorreu embaixo de chuva, na passarela do samba
Integrantes da Flor do Samba durante desfile, que ocorreu embaixo de chuva, na passarela do samba

A chuva forte não foi um obstáculo para a Flor do Samba, que foi a última que desfilou, mas foi a primeira colocada do Carnaval 2020 em São Luís, com 140 pontos. O resultado foi divulgado nessa quarta-feira, 26, no Teatro Alcione Nazaré, localizado no Centro de Criatividade Odylo Costa,filho, no Centro Histórico da capital. Na Passarela do Samba Chico Coimbra, o samba-enredo foi “Tradição, devoção e alegria – a Flor canta as festas patrimônio cultural imaterial do Brasil”. A segunda colocada foi a Turma do Quinto, com 139,5.

A Comissão de Apuração iniciou o processo por volta das 16h. Após o quesito “Enredo”, houve uma anulação em “Mestre Sala e Porta Bandeira”, pois a nota de uma de uma jurada estava rasurada. Nesse instante, teve um momento de tensão, pois os representantes das escolas queriam que, mesmo assim, as notas fossem lidas, o que foi realizado após decisão da Liga das Escolas de Samba e Entidades Folclóricas do Maranhão (Liesma).

Em outro momento, os membros da Turma do Quinto reclamaram porque o diretor da Flor do Samba, André Campos, se levantou para conferir as notas. No quesito “Alegoria”, novamente, a Comissão de Apuração anulou as notas por conta de rasura. Quando o quesito “Evolução” estava sendo lido, os integrantes da Marambaia do Samba se retiraram do teatro em reação às notas 10 consecutivas dadas pelos jurados à Flor do Samba.

No último quesito, que foi “Comissão de Frente”, ocorreu uma falha no sistema de atualização das notas, que demorou cerca de 20 minutos. Com o retorno e leitura das notas, a Flor do Samba foi anunciada campeã, com 140 pontos.

Bateria da escola Flor do Samba, escola que está completando 90 anos
Bateria da escola Flor do Samba, escola que está completando 90 anos

A campeã

A Flor do Samba entrou na passarela com 16 alas e aproximadamente 1.800 integrantes. Com o resultado, os membros da agremiação comemoraram no teatro. Para o presidente, Luís César Maia, a vitória mostrou que a escola se preparou com entusiasmo após ter ficado na segunda colocação do Carnaval 2019, quando perdeu para a Favela do Samba por uma diferença de 0.3 pontos. “Eu estou na escola há 43 anos. Já é o meu terceiro título como presidente. Isso é uma gratidão para mim. O título de hoje é um trabalho conjunto”, declarou ele.

Exibindo o troféu, ele agradeceu a todos os membros da agremiação e frisou que uma grande festa iria acontecer no bairro Desterro, em São Luís, sede da Flor do Samba. Ao lado dele, estava André Campos, diretor da escola, que destacou o empenho de todos os envolvidos para a boa apresentação na passarela. “O desfile foi lindo. Isso é indiscutível. Mesmo debaixo de chuva, todo mundo se entregou de corpo e alma. A felicidade é conjunta”, comentou.

Convém ressaltar que a Flor do Samba, que completa 90 anos de fundação, tem como carnavalesco Ítalo Fonseca. O samba-enredo que contribuiu para o título da escola teve como compositores Alysson Ribeiro, Eulálio Figueiredo e Renato Guimarães.

Os desfiles

A primeira noite de desfiles ocorreu entre a noite de domingo, 23, e madrugada de segunda, 24, na Passarela do Samba Chico Coimbra, no Anel Viário, em São Luís. Passaram pelo local as escolas Unidos de Fátima, Mocidade Independente da Ilha, Turma do Quinto, Turma da Mangueira e Favela do Samba. Antes, houve apresentação dos blocos organizados Unidos do Porto Grande, Cobras das Estrelas, Beatos do Samba, Os Liberais, Unidos da Vila Isabel, Alegoria de Rua Corso da Melhor Idade da Madre Deus e Alegoria de Rua Tijupá.

O desfile das escolas de samba começou por volta das 23h, com a entrada da Unidos de Fátima, do Bairro de Fátima. A agremiação, que homenageou o bairro Anil, puxou o samba-enredo “Vila do Anil: Espaço Sagrado, Onde Todo Coração é Ungido”, de autoria dos compositores Ribão Doludo, Jeová França e Zé Raimundo Gonçalves. Na sequência, entrou a Mocidade Independente da Ilha, agremiação originária do bairro Cohab-Anil. A Turma do Quinto, da Madre Deus, foi a seguinte. O grupo, que levou para a avenida o centenário do município de Bacabal (cidade do interior maranhense), empolgou as arquibancadas.

Com o enredo “Uma trilha… Um Caminho… Uma Estrada… Uma Metamorfose Urbana: A Rua Grande é Nossa!”, a Favela do Samba, do bairro Sacavém, levantou o público das arquibancadas, destacando o enredo de autoria do carnavalesco Pedro Padilha. Os integrantes fizeram uma viagem pelo principal e maior centro comercial do Maranhão, a Rua Grande, via que recentemente ganhou novos ares com uma reforma aplaudida pela população.

Segunda noite

Na passagem da noite de segunda-feira, 24, e madrugada de terça-feira, 25, ocorreu a segunda etapa dos desfiles das escolas de samba. Antes, blocos organizados se apresentaram na Passarela do Samba. Passaram pelo local os grupos Mocidade de Fátima, Canto Quente, Unidos da Vila Embratel II, Pau Brasil, Turma do Saco e Dragões da Madre Deus. Todos fizeram bonito, pois havia uma plateia esperando aplaudir o que aguardava presenciar.

Logo em seguida, houve a apresentação das turmas de samba Ritmistas de São José de Ribamar e Vinagreira do Samba. A partir das 22h, teve início o desfile das escolas de samba. A Terrestre do Samba foi a primeira a se apresentar com o samba-enredo “Medo eu tenho e você?”. Sob as vozes de Bob San, Preto Gil, Gabriel Reis e outros, a letra ganhou uma conotação suave, mas em tom firme.

Depois, entrou na Passarela o Túnel do Sacavém, já na transição da noite de um dia para a madrugada do outro. O samba-enredo tinha como ênfase a Balaiada, revolta que aconteceu no Maranhão no século XIX, quando a sociedade maranhense estava dividida, basicamente, entre uma classe baixa, composta por escravos e sertanejos, e uma classe alta, composta por proprietários rurais e comerciantes. Depois, foi a vez do Império Serrano se apresentar, com imponência e elegância. A escola prestou uma homenagem a Humberto Barbosa Mendes, o “Humberto de Maracanã”, que era cantador do bumba meu boi de matraca Boi de Maracanã.

O samba-enredo foi “Humberto de Maracanã – na poética da encantaria”. Por volta de 1h30, a Marambaia do Samba anunciou sua chegada à Passarela. A agremiação defendeu o folclore. Por fim, a última escola que se apresentou foi a Flor do Samba. O samba-enredo foi “Tradição, devoção e alegria – a Flor canta as festas patrimônio cultural imaterial do Brasil”.

Na canção, a escola falou sobre ginga capoeira, fogueira, São João, bumba meu boi, índio guerreiro, samba, tambor, Círio de Nazaré e brincadeira.

Saiba Mais

Resultados dos blocos

Também no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, ocorreu a apuração dos blocos tradicionais. Tropicais do Ritmo, do bairro São Cristóvão e que prestou uma homenagem à Companhia Barrica, foi eleito o campeão do Grupo A do Carnaval 2020. Já no Grupo B, o vencedor foi o bloco Os Indomáveis, do bairro Liberdade, que, com o resultado, garantiu o acesso ao Grupo A.

Ainda no Grupo A, a segunda colocação ficou com Os Apaixonados. Na sequência, aparecem na classificação Vinagreira Show e Os Baratas. No Grupo B, a segunda e terceira posição ficaram com Os Fanáticos do Ritmo e Os Guerreiros do Ritmo. Em relação aos blocos organizados, Dragões da Madre Deus, Turma do Saco e Os Liberais terminaram empatados em primeiro lugar e lavaram juntos o título do Carnaval 2020.

A festa, promovida pela Prefeitura de São Luís e Governo do Maranhão, reuniu mais de 70 atrações na Passarela do Samba em cinco dias de folia.

Resultado oficial


1º - Flor do Samba (140 pontos)
2º - Turma do Quinto (139,5)
3º - Turma de Mangueira (139,3)
4º - Favela do Samba (139,3)
5º - Império Serrano (138,5)
6º - Marambaia (138,3)
7º - Mocidade Independente da Ilha (136,6)
8º - Terrestre do Samba (136,2)
9º - Unidos de Fátima (135,9)
10º - Túnel do Sacavém (135,6)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.