Fiscalização

43 autos lavrados no Carnaval por condução sob efeito de álcool

Abordagens ocorreram no período de 21 a 25 de fevereiro, com o objetivo de reduzir o número de acidentes causados por condutores sob efeito de álcool; também houve blitz educativa, com orientações aos condutores

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Ações da Operação Lei Seca foram realizadas ao longo dos dias de Carnaval em vários pontos da Ilha
Ações da Operação Lei Seca foram realizadas ao longo dos dias de Carnaval em vários pontos da Ilha (Lei seca)

Em cinco dias de ações da “Operação Lei Seca”, realizada em diversos pontos da Região Metropolitana de São Luís, durante o Carnaval, foram realizadas 932 abordagens a veículos, de acordo com informações do Departamento Estadual de Trânsito no Maranhão (Detran/MA). Além disso, segundo o órgão, foram lavrados 43 autos por condução sob influência de bebida alcoólica. A legislação ficou conhecida pela redução da tolerância no nível de álcool no sangue de quem dirige.

O Detran/MA, que realizou a operação juntamente com o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv), informou que as fiscalizações ocorreram no período de 21 a 25 de fevereiro. As equipes realizaram as blitze nas principais avenidas da capital maranhense. O objetivo era reduzir o número de acidentes causados por condutores sob efeito de álcool. No decorrer das abordagens, foram revistados 932 veículos em São Luís.

Além das abordagens e dos autos lavrados, as equipes fizeram 829 testes de etilômetro, com 103 recusas. De acordo com Rositânia de Farias, coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran/MA e vice-presidente do Fórum Nacional da Lei Seca, o foco foi diminuir os acidentes e mortes no período carnavalesco, quando o fluxo de veículos é maior. Durante as festas, também aumenta o consumo de bebidas alcoólicas.

Blitz educativa
Importante destacar que, de forma concomitante aos testes do bafômetro, houve, ainda, orientação educativa aos condutores, para que guiassem seus veículos com prudência e responsabilidade. Na sexta-feira, 21, por exemplo, ocorreu uma blitz preventiva no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no bairro Pedrinhas, na capital, durante a abertura da “Operação Carnaval 2020”.

Nesses cinco dias, foram abordadas 10.400 pessoas, realizados 45 testes educativos com o etilômetro e distribuídos 8.300 folderes em formato de ventarola com informações sobre prevenção de acidentes e práticas seguras no trânsito.

Lei Seca
A Lei 11.705, aprovada em 2008, ficou mais conhecida como Lei Seca, por reduzir a tolerância no nível de álcool no sangue de quem dirige. Com a sanção da nova lei, o Código de Trânsito Brasileiro foi alterado e provocou grandes mudanças nos hábitos da população brasileira. A antiga legislação permitia a ingestão de até 6 decigramas de álcool por litro de sangue (o equivalente a dois copos de cerveja).

Quando foi sancionada, a Lei Seca tolerava 0,1 mg de álcool por litro de sangue. Atualmente, o nível máximo é de 0,05 mg/l. Diversas campanhas de conscientização expõem os riscos de dirigir depois de ter tomado bebidas alcoólicas. Na fiscalização, os condutores são orientados a soprarem no bafômetro para verificar a quantidade de álcool no ar que é expelido.

Entre tantas polêmicas que envolvem a Lei Seca, o uso do bafômetro talvez seja a principal, pois algumas pessoas consideram o equipamento inconstitucional. Além da investigação feita com o bafômetro, também são consideradas provas o testemunho dos agentes policiais ou de outras pessoas que estiverem próximas, e o exame clínico, geralmente realizado no Instituto Médio Legal (IML).

SAIBA MAIS

Infração gravíssima

O Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que, no caso de dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência, a infração é gravíssima. Existe a previsão legal de multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses. Como medida administrativa, ocorre o recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo.

Números

Operação Lei Seca

932 abordagens
829 testes de etilômetro
103 recusas
43 autos por condução sob efeito de álcool

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.