Carnaval 2020

Sai nesta quarta a campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro

Apuração, que começa às 15h, será realizada na Sapucaí, e definirá ainda as duas escolas que serão rebaixadas para o Grupo de Acesso; a campeã do Acesso ganha vaga no grupo da elite

Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
A Portela é uma das escolas que disputam o título do Grupo Especial
A Portela é uma das escolas que disputam o título do Grupo Especial (PORTELA RIO )

RIO - A escola de samba campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro de 2020 será conhecida nesta quarta-feira (26). A apuração acontece na Sapucaí, a partir das 15h. A apuração definirá também as duas escolas do Grupo Especial que serão rebaixadas para o Grupo de Acesso e a campeã do Acesso, que subirá para o Especial em 2021.
Os nove quesitos das notas são: bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente e mestre-sala/porta-bandeira.

Os quesitos foram julgados, cada um, por cinco julgadores, que ocuparam as cinco cabines de julgamento do sambódromo. Cada julgador dá notas às escolas de samba de 9,0 a 10 pontos. No Carnaval carioca são permitidas notas fracionadas, como 9,1, 9,2 e assim por diante, até a nota máxima, de 10 pontos.

O regulamento prevê que a leitura e a divulgação das notas acontece ordem que será estabelecida por meio do sorteio, realizado na Sede da Liesa, entre as 12h e 13h30 de amanhã.

São validadas "apenas as três notas intermediárias, deixando, assim, de considerar as duas notas extremas, ou sejam, a menor e a maior", diz o regulamento.

Empates só são considerados na disputa da primeira posição. Para se configurar um empate, as escolas de samba em questão precisam ter, com as três notas válidas, somatório de pontos iguais em cada um dos nove quesitos.
Caso haja empate, os critérios de para definir a campeã seguem a ordem inversa para leitura dos quesitos. Sempre são comparadas as notas de um mesmo quesito, até que ocorra o desempate.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.