COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Ecos da grande festa
Mais registros da alegria e da animação do Almoço do PH Revista, o maior e mais luxuoso evento do Carnaval maranhense.
Acima, a ex-primeira-dama do Estado, Terezinha Souza com um grupo que era só alegria, formado por Emanoel Santos, Uda
Moraes, Iellen Moraes (aniversariante do dia 15 de fevereiro), Irlanice Moraes, Carlos Viana e Hamilton Hurisen; à direita, os Parmênio Carvalho (o filho, com Rossana; o pai, com Marilena)

Socorro e Reges Fialho com os filhos Soraia e Marcelo (este, com a esposa Aline)
Socorro e Reges Fialho com os filhos Soraia e Marcelo (este, com a esposa Aline)
Trio de belas e bem produzidas indianas: Manu Schiavotelo Mendonça, Márcia Paz e Guga Fernandes Pires de Castro
Trio de belas e bem produzidas indianas: Manu Schiavotelo Mendonça, Márcia Paz e Guga Fernandes Pires de Castro

Quem não beijou…

O que é bom, dura pouco. A folia acabou! Passou como um vendaval e nos deixará saudade. Muita gente se esbaldou, exagerou, ultrapassou os limites e, talvez, nem se arrependa de nada.
Foi um festival de sensualidade, espontaneidade e, de certa maneira, de falta de vergonha na cara.
É a época do ano em que quase tudo pode e até os tímidos saem do casulo e se permitem fantasiar.

Quem não beijou... 2
Quem beijou, beijou. Quem não beijou, não beija mais. Foram quatro dias para se aventurar, extravasar as energias, beber todas, dançar, pular, gritar e fingir que o mundo é um paraíso e a felicidade é um bloco que nunca tem fim.
Infelizmente, a ala da realidade vem logo atrás e é hora de limpar a avenida para reorganizar a vida e pensar no futuro.
O ano, de fato, começou.
Deixemos as máscaras para trás e, agora, vamos encarar, de cara limpa, o novo ciclo, guerreiros da vida, sábios de que, na vida, é preciso muito jogo de cintura para, inclusive, esperar o próximo Carnaval.

Lamparina não acendeu
Um incidente lamentável e desnecessário ocorreu durante a passagem do Bloco do Lamparina, no Circuito Beira-Mar, no Domingo
Gordo. O grupo homônimo, que recepcionava a famosa banda Cidade Negra, praticamente não conseguiu se apresentar e mostrar
o seu trabalho.
Motivo: a produção do cantor Toni Garrido tomou a frente da logística e dificultou até o trânsito dos artistas maranhenses em seu próprio trio.
Nem os vocalistas conseguiram se aproximar da área de apresentação. A ordem era expressa, como se não
quisessem se misturar.

Lamparina… 2
Resultado: as cantoras Mairla, Regina e Thaynara Oliveira cantaram apenas cinco músicas do repertório, já praticamente na dispersão do circuito e depois de duas horas de cantoria de Toni Garrido.
Lamparina só conseguiu se organizar depois que os músicos de Garrido recolheram todos os seus instrumentos.
Quem saiu de casa para ver Lamparina brilhar, voltou desapontado.
Foliões chegaram a criticar o comportamento da produção da Cidade Negra nas redes sociais, pois o grupo maranhense era o anfitrião e fez até música para homenagear o convidado especial.

Tatiana brilhou
O Maranhão marcou presença com muito charme e graça no sambódromo do Rio de Janeiro.
É que uma das musas da escola de samba Unidos de Vila Isabel era a empresária e influenciadora digital Tati Lobão, filha da
apresentadora Paulinha Lobão e do ex-senador Edinho Lobão.
Vestida com uma linda fantasia na cor branca e puxando o último carroalegórico,
Tati surgiu majestosa na avenida, esbanjando desenvoltura e saúde.
E as câmaras da Rede Globo ressaltaram a beleza da representante maranhense na Sapucaí.

Baleiro no circuito
Ontem, o circuito oficial do Carnaval de São Luís foi encerrado com as apresentações do cantor Zeca Baleiro e da banda maranhense Mesa de Bar, que tem conquistado uma legião de fãs.
Zeca Baleiro marcou presença no palco do Circuito Beira-Mar. No mesmo horário, a banda Mesa de Bar tocou na Passarela do Samba e agitou uma multidão ao som de seus principais hits do ano passado, como “Tratorista”, “Tampa e Panela”, “Malvadona”, dentre outras.

DE RELANCE

Elza na Mocidade
Quem brilhou mesmo no segundo dia dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro foi a Mocidade Independente de
Padre Miguel. A agremiação homenageou a cantora Elza Soares com o mais contagiante samba enredo de 2020. O desfile empolgou do início ao fim e Elza desfilou no último carro-alegórico, feliz da vida. Nas arquibancadas e demais setores da Marquês de Sapucaí,
o público cantou o samba com entusiasmo.

Recorde de Shinoda
No Maranhão, mais uma vez, brilhou a estrela do cantor Bruno Shinoda, sem dúvida um dos artistas jovens mais cotados para shows nas cidades onde a festa foi mais intensa. O “imperador”, como ele é conhecido, passou por 14 municípios, reunindo em todos um numeroso público.
Em São Bento, Shinoda cantou para 20 mil pessoas. Entre as cidades pelas quais ele passou, destaque para Codó, Olinda Nova, São João Batista, Pinheiro, Itapecuru Mirim e Vitória do Mearim.

Dias contados
Quem foi ao Circuito da Madre Deus constatou que o Carnaval naquelas bandas está com os dias contados. Como a programação ficou centralizada apenas no Beco do Gavião, Passarela do Samba e em frente à Casa das Minas, no restante do tradicional circuito era como se nada estivesse acontecendo. Os cortejos também não vingaram e a maioria dos moradores-foliões seguiu para a
Beira-Mar, onde, lá sim, parecia Carnaval.

Valor equivalente
A partir de março, compras feitas com cartão de crédito, em moeda estrangeira, devem vir na fatura com o valor equivalente em reais do dia em que foram realizadas. Os bancos poderiam oferecer essa forma de cobrança se quisessem, mas a maioria das instituições
preferia cobrar o valor referente à data do fechamento da fatura. Os bancos serão obrigados a oferecer a opção de utilizar a taxa de câmbio do dia de cada gasto.
Caso não queira optar por essa sistemática, o cliente poderá pagar com base na taxa de câmbio do dia de fechamento da fatura.

Vaquinha só a partir de maio
Como antídoto parcial para a dependência dos partidos na arrecadação de verbas para a campanha, os candidatos a prefeito e a vereador têm a opção de amealhar recursos por meio de financiamentos coletivos virtuais, que podem ser abertos antes da
campanha. A vaquinha eletrônica pode começar a partir do dia 15 de maio, mas o valor migra para a conta só depois que a candidatura for homologada.
As doações não podem superar 10% da renda bruta que a pessoa física obteve no ano anterior ao da eleição.

Não faltou ganância
Os partidos começam a sonhar com os 2 bilhões de reais que receberão do Fundo Eleitoral este ano. Em 2018, quando as campanhas tiveram muito maior abrangência, envolvendo Presidência da República, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa, a destinação foi de 1 bilhão e 700 milhões.
Agora, para escolhas de prefeitos e vereadores, os parlamentares acrescentaram 300 milhões, sem pedir licença a ninguém.

Tem mais
As 33 siglas registradas na Justiça Eleitoral dividirão outro bolo de 959 milhões de reais, o Fundo Partidário.
O nome completo é Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos. Serve para pagar despesas internas. Criado em 1965, tem prestação de contas ao estilo ninguém sabe, ninguém viu.

Prejuízo a vista
A China é o maior importador de petróleo do mundo, consumindo 13 milhões de barris por dia.
Para impedir a proliferação do coronavírus, houve redução de 70 por centro na movimentação de passageiros e de 50 por cento nas cargas.
O efeito também se propaga: a China é o destino de 65 por cento das exportações de petróleo bruto do Brasil.

Para escrever na pedra:
“A arte não é espelho da vida, mas a sua essência”.
De Lajos Egri.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.