Avaria

Acidente com navio sul-coreano no porto de Ponta da Madeira, no Maranhão

Embarcação é de propriedade da empresa Polaris, que é da Coreia do Sul; Capitania dos Portos do Maranhão divulgou nota sobre o caso

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Navio Stellar Banner, que sofreu uma avaria na proa após deixar Terminal de Ponta da Madeira
Navio Stellar Banner, que sofreu uma avaria na proa após deixar Terminal de Ponta da Madeira (navio Stellar Banner)

Uma embarcação sofreu uma avaria na proa após deixar o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, na capital maranhense, na noite de segunda-feira, 24, já fora do canal de acesso ao porto. De acordo com informações da Vale, os 20 tripulantes do navio, MV Stellar Banner, foram evacuados, por medida de precaução. O comandante do veículo aquático adotou a manobra de encalhe a cerca de 100 quilômetros da costa de São Luís, segundo relatado pela mineradora.

Em nota, a Vale disse que a embarcação foi construída em 2016. O navio é de propriedade e operada pela empresa sul-coreana Polaris. Ainda segundo a mineradora, o suporte técnico-operacional está sendo realizado, com envio de rebocadores e colaboração com as autoridades marítimas. Informações de outras fontes confirmam que pode ocorrer desastre ambiental devido ao derramamento de óleo no mar, pois existe a possibilidade de naufrágio. A Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) está apurando a situação.

A Capitania dos Portos também emitiu nota. Confira a íntegra:

A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), informa que, na manhã desta terça-feira (25), tomou conhecimento por meio de uma Agência Marítima de que o Navio Mercante “STELLAR BANNER”, que carregava minério de ferro da Vale, apresentou um problema, ainda não identificado, nas proximidades da boia nº 1 no canal da Baía de São Marcos-MA, cerca de 32 milhas do Farol de Santana. O incidente ocorreu no dia 24, por volta das 21h30. Foram identificados dois vazamentos avante da embarcação. No momento (tarde desta quarta-feira, 26), o Navio encontra-se encalhado.

Quatro rebocadores se deslocaram em direção ao Navio para coletar mais informações e prestar apoio, caso necessário. A tripulação permanece em segurança na área à bordo dos rebocadores enviados. A Marinha instaurou um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente.

Foi realizada, na manhã desta quarta-feira (26), uma reunião com o Agente Marítimo, representante da Vale, Autoridade Portuária e com dois membros da empresa Ardent Global, a qual contratada pelo Armador para apresentar tão logo possível o Plano de Salvatagem desta embarcação. Um rebocador com material para conter possíveis danos ambientais foi enviado pela Vale ao local a fim de prevenir futuras possibilidades de vazamento.

A Capitania dos Portos do Maranhão estimula a população a auxiliar na fiscalização para a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e nas águas interiores e a prevenção da poluição hídrica a partir de embarcações. A população pode encaminhar denúncias e informações pelos seguintes canais de comunicação: e-mail cpma.ouvidoria@marinha.mil.br e pelos telefones 0800-098-8432 e (98) 2107-0121.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.