Carnaval 2020

Foliões invadiram o circuito da Beira-Mar no último dia de festa

Evento teve programação diversificada com batucada dos blocos tradicionais, bloco Bittencá Acolá, Jegue Folia, Bicho Terra, entre outros; apuração do concurso de passarela será na tarde desta quarta-feira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Bloco Bittencá Acolá com Flávia Bittencourt, em seu terceiro ano consecutivo de folia em São Luís e que trouxe como atrações Mariana Aydar e Jaloo, arrastou uma multidão que não parou um só minuto no circuito
Bloco Bittencá Acolá com Flávia Bittencourt, em seu terceiro ano consecutivo de folia em São Luís e que trouxe como atrações Mariana Aydar e Jaloo, arrastou uma multidão que não parou um só minuto no circuito (carnaval)

Os foliões, a maioria fantasiados, compareceram em massa na Terça-Feira de Carnaval, 25, no circuito oficial da festa carnavalesca na Beira-Mar. Eles começaram a chegar desde o período da tarde e foram embalados ao som da batucada dos blocos tradicionais como os Feras, os Apaixonados, os Foliões, os Vampiros, Kambalacho do Ritmo, os Trapalhões e o Príncipe da Meia Noite.

Ana Karla Silva, de 32 anos, disse que o Carnaval estava chegando ao fim, mas pretendia ficar até o final do evento. “A programação está bem diversificada, então, vou ficar na folia até o final”, declarou a foliã.
Ainda no período da tarde, os foliões aproveitaram o bloco Bittencá Acolá com Flávia Bittencourt, que troxe como atrações Jaloo e Mariana Aydar, como também Trio Mixiricu, Jegue Folia, Samba Di Rua, Confraria do Copo, Bloco Bota Pra Moer com Criolina, Duda Beat e Otto, Trio do Reggae-GDAM e o blocão do Jacaré.

O público foi agraciado ainda com o show da banda de pagode Vamu Di Samba, Mano Borges, Bicho Terra e Thaís Moreno. A festa foi encerrada com o cantor maranhense Zeca Baleiro. “Estava esperando pelo show do Zeca e não posso deixar de prestigiar o cantor da nossa terra”, disse a foliã Antônia Cruz, de 28 anos.

Mais folia
A folia também contagiou durante o período da tarde na Madre Deus, conhecido como bairro festeiro da Ilha. Muitos moradores saíram pelas ruas da comunidade, embalados pelas marchinhas de Carnaval. Algumas vias foram fechadas pelos agentes de trânsito para evitar acidentes.

A moradora Cláudia Amaral disse que o bairro sempre foi animado durante o período festivo. “Carnaval e São João, a comunidade transforma o local em um verdadeiro salão de festa e a alegria toma conta, principalmente, da maioria dos moradores”, declarou a foliã.

Na Madre Deus tiveram três cortejos. Um deles, o Beco do Gavião, e outros dois foram Largo do Caroçudo e Casa das Minas. A programação bem diversificada como apresentação de tribo de índios, blocos tradicionais, blocos alternativos, show com cantores da terra, grupo de pagode e tambor de crioula.

Circuitos
O Carnaval 2020 de São Luís se consolidou com grande participação de foliões nos circuitos Beira-Mar, Rio Bacanga e Madre Deus, locais de muita festa e animação.
A grande novidade deste ano foi a introdução do circuito Rio Bacanga, no bairro Areinha, em São Luís, que levou uma multidão para o local.
O bairro do Monte Castelo recebeu este ano uma programação especial com o desfile de Blocos Tradicionais do Grupo A, que levaram brilho e muita batucada.

Além disso, também foi realizado o desfile das escolas de samba de São Luís, na Passarela do Samba, também com boa participação de público que prestigiou a garra e a disposição das agremiações que lutam para que essa tradição se mantenha ainda por muitos anos.

Apuração
A apuração do concurso de passarela será na tarde desta Quarta-Feira de Cinzas, 26, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís.

No primeiro dia de desfile das escolas de samba, dia 23, na passarela, no Anel Viário, teve um show de cores na avenida com a apresentação das favoritas Turma do Quinto, Mangueira e Favela do Samba. Ainda nesse dia desfilaram Unidos de Fátima e Mocidade Independente da Ilha.

O segundo dia de desfiles, dia 24, foi marcado por homenagens a personalidades da história maranhense e resgate de momentos importantes do estado. Destaque para as escolas de samba Império Serrano, Marambaia e Flor do Samba, mas também marcaram território na avenida Terrestre do Samba e Túnel do Sacavém.

Mais

Escolas que disputam o título

Turma do Quinto

Mangueira

Favela do Samba

Unidos de Fátima

Mocidade Independente da Ilha.

Império Serrano

Marambaia

Flor do Samba

Terrestre do Samba

Túnel do Sacavém

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.