Carnaval 2020

Resgatando antigos carnavais

Blocão do Fofão reúne hoje foliões para reviver personagem símbolo da folia maranhense

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Blocão do Fofão leva irreverência ao Carnaval de rua de São Luís
Blocão do Fofão leva irreverência ao Carnaval de rua de São Luís (blocão do fofão)

São Luís - O que começou como um encontro de amigos e foliões realizado ano passado, cresceu e este ano se transformou no Blocão do Fofão. A agremiação deve reunir mais de uma centena de pessoas que devem estar fantasiados como o personagem, que é símbolo do Carnaval de São Luís. A concentração ocorre hoje, às 16h, na Rua do Passeio, nº 970.

De acordo com Celso Reis e Uimar Junior, que integram a comissão organizadora da agremiação, a ideia é promover um resgate do personagem que praticamente desapareceu das ruas nos últimos anos. “O que a gente percebe é que as pessoas não saíam mais de fofão no Carnaval, não víamos mais este personagem que é a cara da nossa festa. Então, nossa intenção é reunir as pessoas que gostam de se fantasiar e que estavam com suas fantasias guardadas”, diz Celso Reis.

Uimar Junior conta que no primeiro ano, cerca de 60 pessoas compareceram ao encontro dos fofões, o que chamou a atenção dos organizadores. “Aí percebemos que sim, as pessoas ainda queriam sair na folia trajadas de fofão mas não estavam mais encontrando as oportunidades, Foi aí que nasceu a ideia de transformar o encontro em um bloco”, comenta ele,

Sem patrocínio, o bloco será animado pela banda Mararitmo, cujo cachê está sendo pago pelos próprios integrantes do bloco. Segundo os organizadores, após a concentração, haverá um pequeno cortejo pelo entorno da Rua do Passeio.

Uimar Junior conta que além de resgatar o fofão, o bloco também deseja que outros personagens como o cruz diabo, índia potira, urso, esqueleto e outros que fazem parte da história do Carnaval maranhense possam ressurgir a partir desta iniciativa.

Personagem característico da folia do estado, o fofão usa um enorme macacão colorido, feito de tecido chita e usa uma máscara tradicionalmente feita de papel machê. Em uma mão carrega uma boneca e quem tocar no brinquedo, deve pagar uma prenda. Na outra, leva uma varinha. Para ser divertido, ele precisa ser feio e assustador.

Serviço

O quê

Blocão do Fofão

Concentração

Rua do Passeio, nº 970, às 16h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.