Carnaval em Sampa

Gaviões da Fiel é a favorita, após desfiles, para vencer carnaval em SP

Grande campeã na capital paulista será conhecida amanhã, 25, a partir das 15h30, quando começarão a ser lidas as notas dadas pelos jurados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Uma das alegorias da agremiação chamou a atenção pela beleza dos detalhes
Uma das alegorias da agremiação chamou a atenção pela beleza dos detalhes (Gaviões da Fiel )

SÃO PAULO - A Gaviões da Fiel é apontada pela crítica como a favorita para conquistar o carnaval em São Paulo, após as apresentações das escolas de samba do grupo principal, registradas na sexta-feira, 21 e sábado (22) no sambódromo do Anhembi. A grande campeã na capital paulista será conhecida amanhã, 25, a partir das 15h30, quando começarão a ser lidas as notas dadas pelos jurados.

A Gaviões, para mostrar o quanto deseja esta conquista, contratou a peso de ouro o carnavalesco consagrado do carnaval do Rio de Janeiro, Paulo Barros. Além da Gaviões, outras agremiações também chamaram a atenção do público e, de acordo com especialistas, podem surpreender, como a Mocidade Alegre (escola detentora de 10 títulos do carnaval) e Vila Maria. Em seu desfile, a Gaviões levou para a avenida um enredo sobre “histórias de amor” registradas ao longo do tempo. Em seu primeiro desfile na capital paulista, Paulo Barros repetiu algumas fórmulas consagradas, como os carros com alegorias vivas e com muitos componentes.

Na comissão de frente, um dos integrantes também chegava a pegar fogo por alguns momentos. Com 3 mil componentes, distribuídos em 23 alas, os carros alegóricos foram uma atração a parte pela suntuosidade. O carro abre-alas, por exemplo, mostrou a criação do homem, com a representação da “maior paixão de todos” que, para o carnavalesco, é o início da vida humana.

Casais famosos como Anita com Giuseppe Garibaldi e Lampião com Maria Bonitam também tiveram vez. Mas o grande amor apresentado no desfile foi o pela própria Gaviões, com o último carro, dedicado a “50 anos de amor incondicional” pela escola. Um bandeirão foi aberto em cima do carro marcando o final do desfile.

No segundo dia de apresentações, além da Gaviões, se exibiram ao público a Pérola Negra (que subiu do grupo de acesso), além da Colorado do Brás, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Unidos de Vila Maria e Rosas de Ouro.

Podem surpreender

A Mocidade Alegre, querendo desbancar a favorita Gaviões, usou o poder das mulheres e dos orixás. O segundo carro usou 5 mil litros de água reutilizada, bolhas e visual marítimo em referência a Iemanjá, rainha dos mares.

A alegoria usou 5 mil litros de água reutilizada, bolhas e visual marítimo em referência a Iemanjá, rainha dos mares.

Já a Unidos de Vila Maria, que busca o título inédito, apresentou o enredo “Dragões”, com peças imitando porcelana e uma ala sobre a "produção em larga escala”.

O segundo dia não teve grandes atrasos, como na sexta-feira (21), quando um carro da Dragões da Real ficou preso nos fios elétricos na dispersão. A Dragões, vice do ano passado, levou o enredo "A revolução do riso - A arte de subverter o mundo pelo divino poder da alegria" e impressionou com suas alegorias e adereços. Já a Mancha Verde, atual campeã e que desfilou no primeiro dia de programação, apostou em um visual luxuoso e imponente para contar o seu enredo "Pai! Perdoai, eles não sabem o que fazem".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.