Carnaval

Baile infantil, blocos e trio com Maria Rita animam tarde de domingo em SL

Crianças se divertiram em baile e, na Beira-Mar, destaque para o Bloco do Bem com Maria Rita, que se apresentou pela primeira vez em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Maria Rita embala os foliões no circuito Beira-Mar
Maria Rita embala os foliões no circuito Beira-Mar (Maria Rita)

São Luís - A folia no Domingo Gordo teve início por volta das 16h, no Circuito Beira-Mar, com o Banho de Axé, com a presença das comunidades de matriz africana, grupos de capoeira, Casinha da Roça e blocos afros. No palco, apresentaram-se as bandas Kayambá e Mix in Brasil, o grupo Sindicato do Samba e o bloco Escangalhada. Os trios elétricos também deram a largada. O primeiro foi o Bloco do Bem, com a cantora Maria Rita, seguida dos trios Blocão do Jacaré, Jegue Folia, Confraria do Copo e Trio do Reggae, já à noite.

Maria Rita surgiu no alto do trio trajando um vestido longo, lembrando pano de chita com muito brilho. A cantora, estreante no Carnaval de São Luís, empolgou os foliões, que cantaram com ela vários sucessos na voz de Elis Regina, como a música “O bêbado e o equilibrista”. Na sequência, passaram o Bloco do Lamparina, o Trio Marabloco e o Bicho Terra. O Bloco do Lamparina trouxe a banda Cidade Negra, que contagiou ainda mai o cortejo.

Na Madre Deus, o cortejo das tribos de índios começou por volta das 16h. Participaram as tribos Curumim, carajás, Guarany, Upaon Açu, Kayamurá e Tupínambás. Os blocos tradicionais, organizados e alternativos também invadiram a Madre Deus. Entre os tradicionais, o bloco Os Gigantes abriu a programação, seguido do Dragões da Liberdade e do Bloco da Apae. As charangas e blocos independentes fizeram a festa nos cortejos. Foi o caso do bloco Golpe do Baú, um dos mais animados do circuito. “Muita animado e estou achando muito divertido”, disse a gaúcha Carina Moscoso, que se despede de São Luís hoje.

No Beco do Gavião, a folia começou ao meio-dia, com a Máquina de Descascar Alho, seguida do show de Paulinho Akomabu e do show de Zé Lopes. O bloco Fuzileiros da Fuzarca também estava na programação oficial. No Ponto de Fuga, o grupo Filhos de Iaiá, Sindicato do Samba, grupo Samba na Feirinha e Palmares deram o tom. A programação do Carnaval continua hoje, com mais desfiles de escolas de samba no Anel Viário. Passarão as agremiações Terrestre do Samba, Túnel do Sacavém, Império Serrano, Marambaia e Flor do Samba. Os grupos de tambor de crioula movimentarão a Tenda do Tambor, em um dos trechos do Anel Viário. Amanhã, terá início o cortejo das tribos de índio e o desfile dos blocos afros.

O encerramento da folia, no Baile Popular, contará com a presença dos grupos As Brasileirinhas e Serrinha do Maranhão, além da Banda Mesa de Bar. Na Quarta-Feira de Cinzas, as apurações dos concursos serão realizadas no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praia Grande, a partir das 10h. Este ano, a Prefeitura ampliou a estrutura da passarela do samba, com instalação de 41 camarotes disponíveis à venda e ainda três camarotes para os jurados, além de arquibancada coberta com capacidade para um público de 10 mil pessoas a cada noite de programação, com acesso gratuito. A passarela também conta com acessibilidade para pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção, além de intérpretes de libras para garantir que todos possam aproveitar a programação.

Bailinho – O domingo foi marcado também pelo tradicional Bailinho Infantil de Carnaval da Associação do Pessoal da Caixa Econômica, no Calhau. O baile, animado pela banda Unidunitê, foi marcado também por desfile de fantasias e contou com a participação especial da banda Argumento.

Os integrantes da Corte Momesca também estavam na programação. Segundo a presidente da Associação, Gisele Menezes, o baile acontece desde que o banco deu início ao calendário momesco em São Luís. “É sempre marcado por muita alegria e o colorido das fantasias. As crianças capricham nos figurinos e isto faz toda a diferença no baile.

O evento é pensado tanto para os associados quanto para convidados de associados, ou seja, pessoas da comunidade. É sempre uma satisfação muito grande poder realizar esse evento e levar alegria para as crianças”, disse Gisele Menezes. A banda Unidunitê deu um show de musicalidade, atraindo a atenção das crianças pelas fantasias dos integrantes e pelo repertório, com músicas conhecidas das crianças.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.