Coronavírus

Divulgado protocolo de atendimento a suspeita de coronavírus

O fluxograma foi divulgado pela Prefeitura de São Luís e objetiva deixar a população em estado de alerta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
(Coronavírus)

São Luís - A Prefeitura de São Luís divulgou o fluxograma de atendimento aos casos suspeitos do novo coronavírus. O órgão informou que a população deve ficar atenta a sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar. O paciente, nesses casos, deverá usar máscara cirúrgica desde o momento em que os sintomas forem identificados na triagem até sua chegada ao local de isolamento social, que deve ocorrer o mais rápido possível. O formulário de notificação está disponível no site do Ministério da Saúde.

A investigação dos casos está aos cuidados da Vigilância Epidemiológica Municipal. Os suspeitos deverão ser informados imediatamente às autoridades municipais e estaduais. Nesses casos, o paciente deverá ser encaminhado a um hospital de referência e o transporte deverá ser feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os casos leves/moderados serão atendidos nas unidades do Bequimão, Itaqui-Bacanga, Coroadinho e Hospital da Criança e os graves, nos Socorrões I e II e no Hospital da Criança (pacientes mantidos sob isolamento).

Nos casos em que não houver necessidade de internação, o paciente deverá permanecer em domicílio, de 14 a 16 dias. São recomendadas medidas de precaução padrões, como uso de máscaras, lavagem de mãos e restrição de contato com outras pessoas. Pessoas próximas deverão ser orientadas e em apresentando sintomas, deverão procurar imediatamente um serviço de saúde. O período de incubação é de, aproximadamente, 14 dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.