Igreja Católica

Católicos vão à igreja no Domingo Gordo

Fieis assistiram à missa matinal na Catedral Metropolitana de São Luís, a Igreja da Sé, na Praça Benedito Leite; celebração foi conduzida pelo padre Roney Carvalho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Missa no Domingo Gordo atraiu fiéis
Missa no Domingo Gordo atraiu fiéis (Missa de domingo)

São Luís - A manhã de domingo foi marcada também por missas para os católicos. Na Catedral Metropolitana de São Luís, na Praça Dom Pedro II, a celebração matinal foi conduzida pelo padre Roney Carvalho, pároco da igreja. A Missa do Sétimo Domingo do Tempo Comum reuniu muitos fieis, mas a igreja não estava cheia, devido ao feriado de Carnaval, quando muita gente deixa São Luís em direção a outras cidades maranhenses.

Segundo a equipe de comunicação da Catedral Metropolitana de São Luís, a igreja optou por celebrar apenas a missa da manhã, em virtude da folia na cidade e, também, por saber que a igreja fica mais vazia. Além disso, a movimentação na Praça Benedito Leite foi reduzida, uma vez que não houve a programação da tradicional Feirinha São Luís.

Para muitos, frequentar a missa em pleno entrudo é importante. “A gente vem fazer as nossas orações normalmente e pedir, também, que o Carnaval transcorra em paz, pois é uma festa pagã. Folia é legal, mas antes de ir para as ruas, sempre venho à igreja rezar e pedir proteção aos santos”, disse Janaína Ribeiro, frequentadora assídua da Igreja da Sé aos domingos.

Segundo o padre Roney Carvalho, a igreja, nestes dias, busca levar uma mensagem, principalmente, de respeito às pessoas. “Algumas pessoas querem brincar o Carnaval, mas outras querem se retirar ou descansar. E tudo deve ser feito dentro da responsabilidade, principalmente no Maranhão, onde temos altos índices de proliferação de doenças sexualmente transmissíveis. É preciso prudência e sabedoria”, disse o padre.

Padre Roney Carvalho informou que a igreja está se preparando para a Páscoa. “Ou seja, estamos inciando o tempo da Quaresma, que começa na Quarta-Feira de Cinzas. Convidamos a todos a participar das nossas celebrações. Esse tempo de 40 dias é o tempo de se confessar, renovar a vida e trilhar os caminhos de Deus”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.