Blocos tradicionais

Blocos estreiam em novo circuito de folia

Blocos Tradicionais que não chegaram a um acordo sobre o desfile na Passarela do Samba participaram de um circuito alternativo no sábado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

SÃO LUÍS- Este ano, muitos blocos tradicionais optaram por não participar dos desfiles da Passarela do Samba. Por conta disto, cerca de 20 agremiações se apresentaram em um circuito alternativo no bairro Monte Castelo. O evento foi realizado pela Academia dos Blocos Tradicionais do Maranhão e Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos, com o apoio do deputado estadual Adriano Sarney.

No local, foi montada toda uma estrutura com palco, luz e som para que as agremiações pudessem se apresentar. Passaram pelo circuito blocos como Os Gigantes, Os diplomáticos, Os Gladiadores, Renovação do Ritmo, Falcão de Prata, entre outros.

Edson Silva, do bloco Falcão de Prata, destacou a resistência dos blocos tradicionais. “Este concurso deste ano da Passarela do Samba não terá nenhuma validade, o próprio regulamento diz isso. Os blocos decidiram não participar por discordar de uma série de coisas e este evento no Monte Castelo mostra nossa força”, disse.
O deputado Adriano Sarney também compareceu às apresentações e destacou a iniciativa de reunir os blocos em um circuito alternativo. “Os blocos tradicionais não se sentiram valorizados e decidiram por não participar do circuito oficial da Prefeitura, então decidi apoiar as entidades para que pudéssemos trazer esta cultura para a rua sem ter as amarras do poder público municipal. Além do escasso recurso para financiar os blocos, ainda foi alterado uma série de variáveis que os blocos não concordaram”, observou o deputado, que tem contribuído de forma contundente para a cultura do Maranhão.

A dona de casa Jandira Ferreira se disse feliz com os blocos em seu bairro. “Eu adorei. Ter isso pertinho de casa é ótimo. É nossa cultura, nossa tradição e que está mais perto de nós agora”, disse.
As atrações foram apresentadas pelo locutor Frank Matos e animaram os blocos tradicionais que acreditam que o o sucesso do circuito deste ano pode colocar o espaço como dentro do calendário cultural da cidade e, podendo ser realizado também em outros momentos ao longo do ano,mas em formato itinerante. “Trata-se de uma conquista inédita dos blocos tradicionais, que iniciam uma nova fase em sua gloriosa história. O encontro no Monte Castelo também é uma a resposta ao poder público municipal, uma vez que as relações entre os blocos tradicionais e a Secretaria Municipal de Cultura estão temporariamente rompidas”, disse William Moraes Correa, representante do Bloco Tradicional Os Foliões. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.