Drogas

Entidades planejam ação de combate as drogas entre crianças e adolescentes

Previsto para maio o programa é intitulado "Semeando Vidas: da Infância para a vida toda, porque drogas matam"

Bárbara Lauria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Presidente da AMMA e da ASFUJEMA
Presidente da AMMA e da ASFUJEMA (ASFUJEMA)

Com o intuito de combater o uso de drogas durante a infância e adolescência, a AMMA (Associação de Magistrados do Estado do Maranhão) junto com a ASFUJEMA (Associação dos Funcionários da Justiça do Maranhão) criou o programa de combate à drogas. O projeto, que vai ser iniciado em maio, conta com o apoio de órgãos e instituições do Estado.

O programa funcionará através de palestras por todo o estado do Maranhão ministrada voluntariamente por autoridades no assunto, a primeira será realizada na cidade de Balsas. Ao falar sobre a presença de drogas nas escolas, o Presidente daAMMA, Ângelo Alencar, disse “Ao invadir as escolas elas roubam o futuro de crianças e jovens” e ressaltou a importância do projeto.

“Investir em educação e conscientização de crianças e jovens é investir, acima de tudo, em cidadania, toda inciativa nesse sentido é motivo de reconhecimento e congratulo o presidente e toda sua diretoria. Entendemos que uma associação só tem penetração na sociedade se tiver também atuação associativa, institucional e político-social, se não estiver lutando nessas três frentes, ela não será reconhecida pela sociedade.” comentou.

O projeto também conta com o apoio da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM). O seu presidente, Gilberto Câmara, em reunião com a ASFUJEMA, comentou a relevância do programa. “O uso de droga é um problema mundial e é uma porta para a criminalidade, nós da AMPEM vamos apoiar o projeto e já nos comprometemos com a Associação dos Funcionários da Justiça para levar nossa experiência às palestras. O Ministério Público tem um projeto comandado pela promotora Cristiane Maia Lago, que é também coordenadora do ‘Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos’ e tem um foco na prevenção ao ingresso às drogas. O tema do projeto leva a um questionamento claro e objetivo sobre as escolhas certas que devemos fazer e pergunta quem escolhe o seu caminho: “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”, ele tem vários anos e teve início na capital, se estendeu para os municípios do estado e continua através dos colegas”. Disse.

Uso de drogas

Segundo uma pesquisa feita pela fundação Oswaldo Cruz sobre o índice de uso de substâncias na popuulação brasileira em 2017, cerca de 3,1% das pessoas entre 12 e 65 anos fazem uso de maconha, 1,9% de outras substâncias ilícitas e 1,1% de crack e similares. No nordeste, 2,9% da população faz uso de maconha, 1,9% de substâncias ilícitas e 1,3% de crack e similares. A pesquisa foi feita apenas nas capitais dos estados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.