Gás natural

Malha de gasodutos no Maranhão está em estudo pela EPE

Gasoduto Santo Antônio dos Lopes/MA - Barcarena/PA e Gasoduto Meio-Norte, atenderiam demanda potencial de setores alimentício, têxtil e mineração

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
(gasoduto)

O portfólio de gasodutos em estudo na malha Norte/Nordeste contemplam dois projetos que podem beneficiar o Maranhão, conforme foi apresentado pelo diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), José Mauro Coelho, no Fórum Maranhense de Distribuição de Gás Natural. Tratam-se do Gasoduto Santo Antonio dos Lopes (MA) - Barcarena (PA) e Gasoduto Meio-Norte.

O Gasoduto Santo Antônio dos Lopes/MA - Barcarena/PA, com cerca de 700 km de extensão, fora da malha integrada, é uma das alternativas em estudo para a expansão da malha de gasodutos do Brasil, constando no Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte (PIG) 2019. Foi identificado pela EPE a partir da demanda potencial de 4,6 milhões de m³/dia na região de Barcarena/PA e da oferta potencial de gás natural não associado na Bacia do Parnaíba/MA.

O ponto de partida do gasoduto teria início no município de Santo Antônio dos Lopes/MA, localizado na Bacia do Parnaíba, região grande produtora de gás natural, cujo traçado iria até a cidade paraense de Barcarena, para atender ao complexo industrial localizado na cidade, formado por empresas de mineração que beneficiam e exportam caulim, alumina, alumínio e cabos para transmissão de energia elétrica.

De acordo com o Plano Decenal de Expansão da Malha de Transporte Dutoviário - PEMAT 2022, a alternativa de Gasoduto Santo Antônio dos Lopes/MA - Barcarena/PA tem seu atendimento baseado, majoritariamente, em Recursos Não Descobertos (RND), visto que boa parte dos Recursos Descobertos (RD), que compõem a Oferta Potencial da Bacia do Parnaíba/MA-PI, já está comprometida com o atendimento ao complexo termelétrico a gás natural da Eneva.

Há duas possibilidades de traçado do gasoduto, sendo que o Corredor 1 inicia seu trajeto no ponto de oferta de gás natural situado nos arredores de Santo Antônio dos Lopes (MA), e termina no ponto de entrega situado na cidade de Barcarena (PA), percorrendo 724 km de extensão. Ao longo de seu traçado abrange 33 municípios, sendo 12 situados em território paraense, e 21 situados no Maranhão.

Corredor 2
Já o Corredor 2 inicia seu trajeto no ponto de oferta de gás situado também próximo a Santo Antônio dos Lopes (MA), e termina no ponto de entrega situado na cidade de Barcarena (PA), percorrendo 693 km de extensão. O Corredor 2 abrange 53 municípios, sendo 15 situados em território paraense, e 38 situados no Maranhão.

Áreas de Proteção Ambiental impedem traçado mais direto para o gasoduto. A rota ao norte é mais adequada ambientalmente, enquanto a rota ao sul possui maior potencial de demanda de gás (Açailândia/MA e Imperatriz/MA).

No entanto, após realização da análise socioambiental na qual se destacou que não há uma alternativa preferencial devido às características de ambos os traçados, optou-se pelo Corredor 2, posto que apresenta mais características favoráveis a um projeto de duto (menor extensão, relevo mais suave e homogêneo, menor custo e dificuldades relacionadas à supressão vegetal).

Verificou-se que a área que seria atravessada pelo gasoduto é predominantemente rural (95% de sua extensão), majoritariamente plana (652 km com inclinação menor que 5), atravessando áreas de pastagens e cultura temporária (68,4%), de cerrado, capoeira rala e fruticulturas (7,8%) e de mata densa (23,8%).

Mais

Gasoduto Meio-Norte

O Gasoduto Meio-Norte (Ramal Caucaia/CE - São Luís/MA) é um projeto que foi autorizado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), desde 2009, mas nunca saiu do papel. Com extensão de 950 km, estenderia a malha integrada de gás natural aos estados do Piauí e Maranhão a partir o Ceará, visando atender a demanda potencial de indústrias alimentícia e têxtil ao longo do traçado.
O projeto do gasoduto engloba 37 cidades, sendo 13 do estado do Ceará, 10 do Piauí e 14 do Maranhão. O gasoduto Meio-Norte deve sair do município cearense de Caucaia (CE), passando por Teresina e terminando em São Luís (MA).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.