Carnaval

Encontro de expressivas vozes no circuito Beira-Mar

Foliões seguirão, ente outros, o Bloco do Bem, com a cantora Maria Rita, e o Bloco do Lamparina, com o Grupo Lamparina e Cidade Negra

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
O cantor Toni Garrido estará no Trio do Lamparina
O cantor Toni Garrido estará no Trio do Lamparina (Toni Garrido )

SÃO LUÍS- Uma diversificada programação artística e cultural toma conta do Circuito Beira-Mar a partir deste domingo, com a largada da programação oficial do Carnaval do Maranhão, incluindo artistas e grupos tradicionais maranhenses e artistas nacionais. Os mais esperados são o Bloco do Bem, capitaneado pela cantora Maria Rita, e o Bloco do Lamparina, que contará com a presença do Grupo Lamparina e da banda Cidade Negra. A programação é gratuita e além do cortejo dos trios elétricos há ainda espaços montados para shows de diversos artistas, que se apresentarão até terça-feira de Carnaval.

O Bloco do Bem iniciará o cortejo às 17h de domingo, com a cantora Maria Rita sobre um trio elétrico. A paulistana, com 17 anos de carreira, pisará em São Luís pela primeira vez na carreira. Vencedora de cinco Grammys Latinos, ela fará sua estreia na capital maranhense em plena folia carnavalesca, festa que desde 2017 atrai milhares de brincantes para o Circuito Beira-Mar, na avenida de mesmo nome. “Próxima estação: Carnaval!”, anunciou a cantora no primeiro dia deste ano, ao compartilhar uma publicação do governador Flávio Dino confirmando o show dela em solo maranhense. “Finalmente eu vou tocar no Maranhão”, disse, em outra postagem.

A programação de blocos tem ainda às 18h o Trio Blocão do Jacaré, 18h30 o Blocão do Jegue Folia, 19h30, o Trio da Confraria do Copo, às 20h30, o Trio do Reggae (GDAM), 21h30, o Bloco Lamparina, 22h o Marabloco Elétrico e 220h30 o Bloco do Bicho Terra.

Lamparina
Após o show de Maria Rita, a avenida continuará em festa com o Trio Blocão do Jacaré, Trio Jegue Folia, Trio Confraria do Copo e o Trio do Reggae, com o grupo Gdam. A concentração do bloco começa as 21h30, em seguida o bloco sairá em cortejo o trio do Bloco do Lamparina. O bloco será puxado pelo Grupo Lamparina, formado por Regina Oliveira, Mairla Oliveira e Thaynara Oliveira, acompanhadas dos músicos George Gomes (bateria), Fábio Almeida (teclado), Raquete (baixo), Ribão (percussão), Ricardo (sax), Elder Ferreira (trombone) e Norman Lima (guitarra e direção musical).

Este ano, o bloco fará uma homenagem à cultura negra, por causa da presença dos artistas da banda Cidade Negra. “Nós usaremos inclusive uma fantasia especial em homenagem à cultura negra, cortejando as nossas raízes africanas”, disse Regina Oliveira. A homenagem ao grupo Cidade Negra será marcante no momento da execução da música “Reggae Negro”, composta por Paulinho Oliveira, especialmente para a ocasião.

Cidade Negra é originária do reggae, mas com outras influências como soul e o pop rock. É formada por Toni Garrido, Bino Farias e Lazão. O grupo surgiu na cidade de Belford Roxo, no Rio de Janeiro, em 1986. Suas letras falam de amor e problemas sócio-culturais e filosóficos. O grupo pretende incendiar a Avenida Beira-Mar, com um show dos mais contagiantes. Depois do Cidade Negra, passarão pelo circuito o Trio Marabloco Elétrico e o Trio do Bicho Terra, fazendo um grande arrastão de despedida da primeira noite na Avenida Beira-Mar. l

Serviço

O quê

Trios no Circuito Beira-Mar

Quando

Neste domingo, a partir das 17h

Onde

Avenida Beira-Mar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.