Cultura genuína

Contratempos e retintas em circuito alternativo para os blocos tradicionais

Vinte blocos tradicionais de São Luís se reunirão na Praça da Barrigudeira, no Monte Castelo, hoje, às 19h; apresentação do evento será de Frank Matos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
O bloco Os Feras está na programação
O bloco Os Feras está na programação (Os Feras )

São Luís - Vinte blocos tradicionais participarão do circuito carnavalesco alternativo montado na Praça da Barrigudeira, no bairro Monte Castelo, na noite de hoje, às 19h. O evento é organizado pela Academia de Blocos Carnavalescos do Estado do Maranhão e Associação Maranhense de Blocos Tradicionais, com apoio do deputado estadual Adriano Sarney e Juninho Luang. Cada uma das agremiações fará uma apresentação de 15 minutos, com os integrantes evoluindo no chão e os músicos sobre um palco armado na praça.

Estão na programação os blocos Os Gigantes, Diplomáticos, Os Tremendões, Os Gladiadores, Renovação do Ritmo, Falcão de Prata, Príncipe da Meia Noite, Os Brasinhas, Os Imbatíveis, Os Feras, os Diferenciados, os Foliões, Originais do Ritmo, Os Curingas, Os Trapalhões, Os Vampiros, Kambalacho, Os Inacreditáveis e Reis da Liberdade.

“Nós faremos exatamente como se estivéssemos na passarela do samba do Anel Viário, usando as nossas novas fantasias e com a mesma animação contagiante. É uma festa para o povo e convidamos a população a dançar com a tradição dos nossos blocos tradicionais”, disse Paulo Salaia, integrante da Academia de Blocos Carnavalescos do Estado do Maranhão e presidente do Bloco Tradicional Os Feras.

Placa - As apresentações serão anunciadas pelo locutor Frank Matos, que por muitos anos anunciou os desfiles na passarela do samba. Os grupos, após desfilarem, receberão uma placa pela participação no evento. De lá, seguirão para outros compromissos do Carnaval de São Luís. Segundo Paulo Salaia, poucos blocos tradicionais cruzarão a passarela do samba para o desfile oficial, em torno de 14. O evento no Monte Castelo reunirá a maior parte dos grupos, que se recusaram a figurar no concurso por um impasse entre as entidades e a Secretaria Municipal de Cultura.

“Os Feras, por exemplo, gastou R$ 140 mil este ano, ou seja, um valor muito mais alto do que o ofertado pela Prefeitura de São Luís, que não daria para cobrir os custos”, revelou ele, informando que o bloco participará com o tema “No jogo de cartas marcadas, Os Feras é o baralho de Zé Igarapé”, uma espécie de protesto por não concordar com o formato de realização do concurso destinado aos blocos tradicionais.

Silvana Fontenele, tesoureira do bloco Os Brasinhas, disse que o bloco tem 43 anos de existência e também irá para o Monte Castelo fazer jus à beleza do projeto, já que está entre os grupos que se recusaram a desfilar no Anel Viário. “Hoje desfilamos no Monte Castelo e amanhã comemoramos o nosso aniversário de 43 anos, na sede, na Praça de São Pedro, na Madre Deus”, disse Silvana Fontelene, acrescentando que, este ano, o bloco reunirá 80 componentes.

Segundo William Moraes Correa, o objetivo é tornar esse encontro permanente no calendário cultural do Carnaval maranhense, inclusive sendo realizado de forma itinerante. “Trata-se de uma conquista inédita dos blocos tradicionais, que iniciam uma nova fase em sua gloriosa história. O encontro no Monte Castelo também é uma a resposta ao poder público municipal, uma vez que as relações entre os blocos tradicionais e a Secretaria Municipal de Cultura estão temporariamente rompidas”, disse.

Serviço

O quê

Apresentação dos blocos tradicionais

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Praça da Barrigudeira

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.