Estado Econômico

Compensação financeira pela concessão da EFC

Federação das Indústrias do Maranhão busca apoio da bancada no Congresso

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
(vale)

A Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) tem realizado trabalho em diversas frentes em prol do desenvolvimento do estado. Uma dessas ações já vem de alguns anos, em que a entidade de classe tem reivindicado perante a mineradora Vale que o Maranhão seja beneficiado com investimentos, na forma de compensação financeira, relativos à contrapartida pela prorrogação da concessão da Estrada de Ferro Carajás (EFC) por mais 30 anos.

Este mês, o presidente Edilson Baldez encaminhou ofício para toda a bancada federal do Maranhão solicitando apoio ao Projeto de Lei nº 6.296/2019, de iniciativa do senador Jader Barbalho (MDB-PA) que visa “garantir que os valores obtidos com a outorga de concessões em determinado estado permaneçam preferencialmente no ente federado”, onde se localiza o serviço, favorecendo, caso aprovado, o desenvolvimento do estado.

A Fiema reforçou aos senadores e deputados federais a necessidade de aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça do referido projeto de lei, evitando que os recursos sejam destinados a outros estados. O projeto encontra-se na Comissão de Infraestrutura aguardando designação de relator.
A Estrada de Ferro Carajás tem 78,2% de sua extensão no território maranhense, e nada mais justo que o estado seja o beneficiado com a referida compensação.

Contrato Verde e Amarelo

O relator da comissão mista que analisa o Contrato Verde e Amarelo (MP 905/2019), deputado federal Christino Áureo (PP-RJ) propôs em seu relatório que pessoas com mais de 55 anos, sem vínculo formal de trabalho nos últimos 12 meses, também possam ser contempladas pelas regras da MP.
Atualmente, a proposta, já em vigor, e que incentiva admissões a partir da redução de contribuições pagas pelo empregador, como o FGTS, atende somente a jovens de 18 e 29 anos.

Clones de mandioca

A Embrapa Cocais vai selecionar clones de mandioca com alta produtividade e alto teor de amido para melhorar a cadeia produtiva da cultura no Maranhão.
O projeto, intitulado “Tecnologia para aumento da produtividade e qualidade da mandioca no estado do Maranhão”, além de selecionar genótipos adaptados para as mais diferentes condições edafoclimáticas, inclui treinamento de agricultores, técnicos e multiplicadores em mecanização da cultura, cooperativismo, associativismo, etc.

Pré-custeio de safra

O Banco do Brasil está disponibilizando R$ 15 bilhões para a compra antecipada de insumos, por meio do Pré-Custeio da Safra 2020/2021. Os recursos são destinados a produtores rurais, para financiamento das lavouras de soja, milho, algodão, café, arroz e cana-de-açúcar.
Com a liberação do pré-custeio, o BB avalia que os produtores rurais terão melhores condições para financiar suas atividades, estimulando a economia.

Rede em crescimento

Em balanço, a rede varejista Novo Mundo, avalia que, em 2019, apesar das dificuldades de mercado, conseguiu manter os resultados registrados em 2018 no estado do Maranhão.
E que este ano, entre janeiro e fevereiro, já se obteve crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2019, o que resultou em contratação de mais funcionários para a função de vendedor.
E a expectativa da Novo Mundo é expandir, com a abertura de mais pontos em São Luís.

Índice de Confiança

A confiança do empresário do comércio, medida em fevereiro, atingiu o melhor nível em sete anos. De acordo com pesquisa que mede o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), realizada pela CNC, o indicador apresentou a sexta alta consecutiva neste mês, chegando a 128,3 pontos - alta de 1,7% em relação a janeiro.

Frase

“Na medida em que o crédito fortalece as empresas, cria empregos e gera renda, impactando diretamente as pessoas”

Romildo Carneiro Rolim
Presidente do Banco do Nordeste

Varejo

Compra premiada
O Grupo Potiguar criou uma ação conjunta com fabricantes parceiros, para valorizar e premiar seus clientes. Trata-se da promoção "Compra Premiada Potiguar" que acontece até o próximo dia 1º de março. A cada compra de R$ 300,00 o cliente recebe um cupom.

Inflação para 2020
De acordo com a Carta de Conjuntura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar o ano de 2020 em 3,28%, resultado que evidenciaria uma desaceleração frente à inflação registrada em 2019 (4,31%).

Década perdida
Estudo da CNC indica que a década de 2010 causou mais prejuízos ao país do que a de 1980, conhecida como a Década Perdida. Segundo a pesquisa, que compara indicadores dos dois períodos, a recessão de 2015-2016 teve efeitos ainda mais adversos do que nos anos 1980, resultando em recuperação lenta da economia, com reflexos no mercado de trabalho e na concentração de renda.
“Ambas as décadas tiveram impacto contundente nas empresas e trabalhadores, como o aumento do desemprego e a ampliação da má distribuição e concentração de riqueza, ocasionando uma piora significativa nas condições de vida dos brasileiros”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Alta no preço de hortaliças
As chuvas registradas no início do ano trouxeram impactos negativos nos preços das hortaliças nas principais nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país. Segundo dados da Conab, o tomate, por exemplo, chegou a registrar alta de quase 100% em diversas regiões.

Seletivo do Senac
O Senac lançou seletivo para lotação na cidade de Pinheiro. Inscrições somente 2 e 3 de março, pela Internet, para: supervisor educacional; assistente de manutenção e instalação; assistente administrativo; serviços operacionais/limpeza e recepção.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.