Folia

Baile carnavalesco com tema da sustentabilidade é realizado em escola

O baile faz parte do projeto "Carnamarista", que se iniciou na primeira semana de fevereiro. As crianças atuam no sentido de conservarem a natureza

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Crianças caíram na folia no Carnamarista e transmitiram mensagem de sustentabilidade
Crianças caíram na folia no Carnamarista e transmitiram mensagem de sustentabilidade (Baile Marista)

Foi realizado, nessa sexta-feira, 21, um baile de Carnaval para crianças de 2 aos 10 anos, especificamente, mas com a presença de outras faixas etárias, no Colégio Marista, localizado no bairro Araçagi, na região metropolitana de São Luís. O evento, que marcou o encerramento do projeto “Carnamarista”, começou no fim da tarde e se estendeu até o início da noite. O momento foi marcado pela mensagem da sustentabilidade, pois os alunos apresentaram os confetes confeccionados com papéis que iriam para o lixo e máscaras construídas com caixas de embalagens.

O salão do Colégio Marista ficou repleto de pessoas, entre pais, alunos, professores e membros da diretoria, bem como de outros funcionários. As crianças circularam à vontade, pois o momento foi preparado para que se divertissem. A correria entre elas foi intensa, ainda mais quando uma observava um colega de turma do outro lado. O que chamou a atenção foram as fantasias dos meninos e meninas. As vestimentas foram variadas, de personagens da literatura e cinema.

O evento foi animado com canções típicas do Carnaval. Os pais dançavam com seus filhos, que também cantavam as músicas em clima de empolgação. A funcionária mais antiga da instituição, Conceição Hilluy, se misturava às crianças, para promover mais entretenimento ao baile. Ao lado dela, o Irmão Ferreira, que estava trajando uma roupa que sugeria um rei, também era o centro das atenções. A idade não era um obstáculo para sua atuação, uma vez que fazia questão de se movimentar.

“Eu estou muito feliz aqui. Isso é o espírito do Carnaval. Todos nós ficamos alegres. Não tem como ficar triste em um momento desses. Aqui, eu me sinto mais viva e pronta para fazer a vida de outras pessoas mais divertida”, declarou Conceição Hilluy.

Culminância do projeto

O baile foi a culminância do projeto “Carnamarista”, que está em sua 13ª edição. De acordo com Helen Almeida, vice-diretora pedagógica do Colégio Marista, as produções se iniciam sempre na primeira semana de fevereiro de cada ano, com um estudo aprofundado sobre o período carnavalesco no Maranhão e outros estados do Brasil. Trata-se de uma pesquisa diferenciada, protagonizada pelos alunos e alunas da instituição.

“Em seguida, entramos na fase da ornamentação, com os trabalhos referentes à sustentabilidade, para que os adereços sejam condizentes com a mensagem de conservar a natureza. É uma consciência sobre o que existe no ambiente”, expressou a vice-diretora pedagógica. No projeto, as crianças produzem objetos típicos do Carnaval, por meio do reaproveitamento do papelão de caixas de embalagens que seriam descartadas.

Essa conduta nos remete àquela máxima de que o lixo se transforma em luxo. Na reciclagem, o que seria jogado fora é tratado como matéria-prima para a confecção de novos produtos. Isso diminuiu a quantidade de resíduos que seriam descartados. O impacto no ambiente é enorme, pois reduz a poluição no planeta. Essa foi a mensagem transmitida aos alunos no projeto “Carnamarista”.

Filhos responsáveis

O reaproveitamento dos materiais que seriam jogados no lixo beneficia as famílias e integrantes da escola, dentro das propostas do Colégio Marista, que, em sua história, formou gerações de bons cristãos e virtuosos cidadãos. Rejane Muniz, que tem duas filhas matriculadas na instituição, de 4 e 10 anos, expressou que o projeto é interessante porque transforma o lugar em um espaço de preservação da natureza, a partir do estudo e do baile, com a confecção dos produtos carnavalescos.

“É um evento de integração. Todos participam da ideia de conservar os recursos que o ambiente nos oferece para sobrevivermos. O colégio tem essa proposta de crescimento, no campo didático e no campo social, além do espiritual, que é muito importante”, comentou ela. As filhas de Rejane Muniz, inclusive, se caracterizaram de pirata e sol durante o baile da escola, que terminou por volta das 19h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.