Feriadão

Serviços terão horário alterado durante o período de Carnaval

Comércio, Bancos, Correios e Lotéricas são alguns dos serviços que terão os horários de funcionamento modificado; shoppings também terão horário diferenciado

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Bancos não funcionam segunda e terça-feira de Carnaval
Bancos não funcionam segunda e terça-feira de Carnaval (banco)

É Carnaval neste fim de semana, e com eles os horários de alguns serviços serão modificados para o feriadão. Veja a seguir quais mudanças serão feitas na Região Metropolitana de São Luís.

Comércio
O comércio funcionará até as 18h (lojas de rua) e 22h (lojas de shopping) durante o sábado de Carnaval (22). No domingo, segunda e terça-feira de Carnaval as lojas ficarão fechadas e reabrirão apenas na quarta-feira de cinzas (26) a partir das 13h.

Nos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa o funcionamento do comércio será normal durante os dias de carnaval.

Correios
Os correios funcionarão normalmente na sexta-feira de carnaval (21) assim como as entregas de cartas. Na segunda e terça-feira (24 e 25) não haverá atendimentos e nem entregas de objetos. O serviço retornará na Quarta-feira de Cinzas (26) a partir das 12h, e a CAC (Central de Atendimento dos atenderá normalmente das 8h às 20h.

Lotéricas
De acordo com o sindicato dos lotéricos, até o sábado (22) as lotéricas terão funcionamento normal e estarão fechadas na segunda (24) e terça-feira (25) de carnaval. O serviço será retornado na quarta-feira de cinzas a partir das 13h.

Delegacia
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão, uma portaria regulará o funcionamento no período por meio de plantão, a Delegacia de Costumes e Diversões Públicas, as delegacias Especiais do Maiobão e da Cidade Operária e as delegacias da circunscrição nos demais municípios do Estado.

Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que as unidades de saúde estão com plantões preparados para os dias de Carnaval (do sábado, 22, a quarta-feira, 26) nos setores de urgência e emergência com equipes montadas. Os casos de menor complexidade serão assistidos pelas unidades mistas e socorrinhos e as ocorrências mais graves serão encaminhadas para os Hospitais Socorrão I e II, que permanecerão com assistência no feriado.

A Semus também vai disponibilizar duas equipes extras do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com duas ambulâncias de Suporte Básico (UBS), cada um com dois profissionais da área de saúde. As UPAS também funcionarão normalmente durante o período de Carnaval.

A Secretaria de Estado de Gestão, Patrimônio e Assistência aos Servidores (Segep) informou que os órgãos essenciais (saúde, polícia e bombeiros) permanecerão em funcionamento durante o período de Carnaval, enquanto os demais órgãos entrarão em recesso, voltando a funcionar na quinta-feira (27).

Bancos
Segundo a Febraban (Federação Brasleira de Bancos) os bancos funcionarão normalmente até sexta-feira (21), mas não haverá atendimento na segunda e terça-feira (24 e 25) de carnaval. O atendimento retorna na quarta-feira (26) a partir das 12h.

Quem tiver carnês e contas de consumo (energia, água, luz, etc) com vencimento nos dias 24 e 25 poderão pagar no dia 26.

Shoppings
Tropical Shopping –
funcionará normalmente até sábado (22). Na segunda (24) e terça-feira (25) o shopping não funcionará e o serviço volta na quarta-feira (26) a partir das 13h.

Shopping Rio Anil – No sábado o local funciona normalmente. No domingo (23), as lojas e quiosques não abrirão. Já a praça de alimentação, a área de lazer e o cinema funcionarão normalmente, das 12h às 22h. A academia SMART FIT, ficará aberta das 9h às 15h. Para garantir as compras de última hora, o supermercado Mateus estará aberto das 10h às 22h. A Americanas também estará de portas abertas, das 14h às 20h.

Na segunda e terça-feira de Carnaval, as lojas e quiosques continuarão fechados. Também não funcionarão: Lotérica, Banco Bradesco, Laboratório Gaspar e o Cartório. Já a praça de alimentação e área de lazer funcionarão, a partir das 12h até as 20h. O supermercado Mateus abrirá das 9h às 22h e a loja Americanas abrirá uma hora depois, às 10h. A academia ficará aberta das 9h às 15h. Já na quarta-feira de cinzas, o funcionamento voltará ao normal. A partir das 9h, o supermercado Mateus abrirá as portas e seguirá até às 22h. Às 13h, as lojas, quiosques, praça de alimentação, área de lazer, Lotérica e Lojas Americana reabrirão. A academia, o Banco Bradesco e o Cartóriocomeçam a funcionar uma hora antes, às 12h.

Shopping da Ilha - No carnaval, lojas e quiosques não abrem no domingo (23), segunda (24) e terça-feira (25). Supermercado horário normal, Praça de alimentação e lazer abrirão 12h ás 22h . Na quarta-feira de cinzas, as lojas e quiosques funcionam das 13h às 22h.

Shopping São Luís – No sábado, o shopping funcionará normalmente. No domingo, segunda e terça-feira de Carnaval as lojas e quiosques estarão fechadas. A praça de alimentação e a área de lazer irão funcionar das 12h às 22h. O cinema funciona das 13h30 Às 22h, o supermercado Hiperbompreço funciona das 08h às 20h, e a loja Americanas das 13h às 20h.
Na quarta (26), o shopping volta a funcionar normalmente a partir das 13h.

Justiça do Trabalho
Segundo a Justiça do Trabalho do Maranhão, será suspenso os prazos processuais, as audiênciase e o atendimento ao público nas Varas do Trabalho (VTs) deSão Luís e do interior, bem como no prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), durante o carnaval e na quarta-feira de cinzas. No entanto, serão mantidos os plantões judiciais na primeira instância (Varas do Trabalho) e na segunda instância (TRT). As atividades serão retomadas na quinta-feira (27).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.