Carnaval

Peleja e folia pela Mãe Natureza

Bloco Bicho Terra inicia apresentações de sua programação da folia na noite de hoje, começando pelo Baile das Fofinhas, às 22h, no Espaço Renascença; proposta deste ano é chamar a atenção dos foliões para a preservação da natureza

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Inácio Pinheiro e Roberto Brandão com personagens do Bicho Terra
Inácio Pinheiro e Roberto Brandão com personagens do Bicho Terra (Bicho Terra )

São Luís - Um dos blocos mais contagiantes do Maranhão está com tudo pronto para o Carnaval 2020. O Bicho Terra, um dos projetos artísticos mais originais do Brasil, inicia sua programação hoje, no Baile das Fofinhas, às 22h, no Espaço Renascença (Renascença II), sob a direção de José Pereira Godão e tendo nos vocais os cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão.

Amanhã, a trupe dos bichos se apresentará no Beco do Gavião, na Madre Deus, com o show “A Paz do Bicho”, às 18h. Depois, seguirá para a folia do Sesc Deodoro, por volta das 23h, e na sequência, para o baile da Associação Atlética do Bando do Brasil (AABB). No sábado, os integrantes estarão no Circuito Bacanga, às 18h, no Sesi Araçagi, às 22h, e no bar Nosso Canto, no bairro Vinhais, logo em seguida.

Circuito - No Domingo Gordo, os personagens e os músicos do bloco retornarão à Associação Atlética do Banco do Brasil, para apresentação às 19h. Depois, às 22h, seguirão para o Circuito Beira-Mar. Na Segunda-Feira Gorda, a banda do Bicho pegará a estrada rumo à Baixada Maranhense, onde se apresentará nos municípios de São Bento, Matinha e Vitória do Mearim. A programação será encerrada na Terça-Feira Gorda, no Monte Castelo, às 17h, e na Beira-Mar, às 21h.

Segundo José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica de Teatro de Rua, a temática deste ano estará centrada no Bicho-Mamãe, por meio do qual o bloco chama atenção para a preservação da natureza. Trata-se, também, do novo integrante da trupe.

“Bicho-Mamãe é um clamor, um apelo, uma oração e um grito de alerta para a humanidade, sobre tudo o que ela tem feito com a natureza. Cadê os rios, as matas, os manguezais? Ainda há tempo de salvá-los? E questionamos: há espaço para pensarmos nesse sério assunto em meio à folia e a esse contentamento que nos reserva o Carnaval? O Bicho tem espaço e convida a todos para uma reflexão. Nosso projeto é peleja e folia. Logo, precisamos falar também do lado preocupante das coisas, não somente da alegria que reina no Carnaval”, disse José Pereira Godão.

Durante a festa, o bloco apresentará suas novas músicas, em vários ritmos, compostas em parceria com compositores como Luís Henrique de Nazaré Bulcão, Félix Alberto Lima, Betto Pereira, Gerude, Chicão e pelo próprio José Pereira Godão. Entre elas, “Tamatá”, “Bicho Delicioso”, “Pula Pra Cá Pula Pra Lá” e “Sambão de Ayá”. Os arranjos são assinados por Gordo Elinaldo e Chico Pinheiro. A direção geral é de José Pereira Godão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.