Cinema

Filme "cidade pássaros" será exibido no Festival de Berlim

Longa de ficção de Matias Mariani retrata a vida de imigrantes em São Paulo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
(Cidade pássaros)

SÃO PAULO - O longa “Cidade Pássaro”, estreia na direção de ficção do cineasta Matias Mariani, terá sua première mundial no Festival de Berlim, na mostra Panorama. A sessão de gala será realizada amanhã, às 21h, com a presença do diretor, que também assina o roteiro, e dos atores do elenco principal – os nigerianos OC Ukeje e Chukwudi Iwuji, e a brasileira Indira Nascimento. Também participam vários nomes da equipe técnica, como a produtora executiva Issis Valenzuela, a corroteirista Chika Anadu, Fernando Timba (diretor de arte), Léo Bittencourt (diretor de fotografia) e Cris Rose (figurinista), entre outros.

A seleção deste ano da mostra Panorama inclui vários filmes como “Cidade Pássaro” que debatem as fronteiras que definem as origens de cada um, pátria, e a ideia de lar. “Desde quando morei fora do Brasil na juventude, tenho o desejo de fazer um filme sobre a sensação de ser um estrangeiro, de estar em uma cidade hermética, que não se abre para você. Ao mesmo tempo sou muito apaixonado por São Paulo, e sentia que tinha algo a contar sobre a cidade. O ‘Cidade Pássaro’ é o resultado do encontro dessas duas vontades.”, conta Matias.

Rodado em São Paulo em 2017, “Cidade Pássaro” acompanha a incursão do nigeriano Amadi (OC Ukeje) pela capital paulista em busca de seu irmão Ikenna (Chukwudi Iwuji), o primogênito de uma família da etnia Igbo. Aos poucos descobre que a vida de professor de matemática bem sucedido foi uma narrativa inventada por Ikenna. Enquanto segue os passos do irmão, na tentativa de descobrir a verdade, Amadi conhece a realidade marginalizada dos imigrantes na capital paulista.

A obra venceu o Prêmio de Desenvolvimento de Roteiro promovido pela Prefeitura de São Paulo e participou do Laboratório de Roteiros Cine Qua Non, no México. O longa é uma produção Primo Filmes (“O Cheiro do Ralo” de Heitor Dhalia) e Tabuleiro Filmes (“Diamante, o Bailarina”, de Pedro Jorge), em coprodução com MPM Films (“O Cavalo de Turin”, de Béla Tarr) e associação com a Taiga Filmes (“Histórias que só Existem quando Lembradas”, de Julia Murat) e February Films (da produtora Junyoung Jung, do filme “O Hospedeiro”, de Bong Joon-ho). A distribuição no Brasil será da Vitrine Filmes. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.