Estado Maior

Estratégia é pressionar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

São Luís tem mais uma pré-candidatura para 2020. Desta vez é o PL que decidiu lançar a deputada estadual Detinha como pré-candidata ao Palácio La Ravadière. O passo a mais do partido comandado pelo deputado federal, Josimar de Maranhãozinho, esposo de Detinha, é visto como uma forma de barganhar mais espaços políticos com vistas ao pleito de 2022.
Não é segredo que Josimar de Maranhãozinho quer disputar o governo do Maranhão. Para isto, vem tentando costuras que alinhavem seu objetivo em 2022.

Tentou com o deputado federal Eduardo Braide (Podemos) com conversas que, no processo de desejo de Maranhãozinho, levaria o
sobrinho do parlamentar, vereador Aldir Júnior a vice na chapa encabeçada por Braide.

O movimento não chegou a ter um final feliz porque com a chegada de novas lideranças que pretendem se coligar com o Podemos - a exemplo do senador Roberto Rocha e seu PSDB - e também reivindicam o espaço que vinha sendo dado como certo para Maranhãozinho.

Sem uma resposta satisfatória, o presidente do PL “voltou para os braços” do governador Flávio Dino e, no Palácio dos Leões, segundo revelou o jornalista Gilberto Léda, tentou ampliar seu espaço dentro da gestão estadual com a proposta de indicar um nome para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Mais uma vez, Maranhãozinho não teve sucesso.
Agora sem ter o que pretendia, ele lança a esposa como pré-candidata e terá aí um pouco mais de quatro meses até o período das convenções para tentar negociar a retirada desta pré-candidatura. Ou, se não tiver sucesso, deverá manter a pré-candidatura e buscar surpreender nas urnas com um nome que não tem nenhuma ligação com São Luís.

Reunião
Uma reunião de Josimar de Maranhãozinho com Eduardo Braide ainda deverá acontecer. A ideia é trazer o parlamentar e o seu PL - e ainda o Avante, que está sob o comando do deputado - para compor com o projeto de Braide de ser prefeito.

O problema é que Maranhãozinho ainda tenta de todas as formas ficar com o espaço de vice para o seu sobrinho.

O meio de campo está sendo feito pelo colega de partido de Josimar, deputado federal Gildenemyr, que vem trabalhando para levar lideranças da igreja Assembleia de Deus apoiar Braide.

Destaques na reforma
Quatro parlamentares do Maranhão terão a missão junto com outros 23 deputados e 23 senadores compor um texto da reforma Tributária.

Os escolhidos foram Roberto Rocha, que vai presidir a comissão, a senadora Eliziane Gama e os deputados federais Hildo Rocha e
Marreca Filho.

A comissão mista da reforma foi instalada ontem e Rocha foi escolhido para presidi-la por ter sido o relator da Reforma Tributária no Senado.

Quebrou o silêncio
Deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) foi o primeiro governista do Maranhão a se manifestar sobre a reportagem do site The Intercept Brasil que mostrou crise entre o governo estadual, empresários chineses e comunidades rurais.

O comunista reclama do manual de redação do site por não ter sido publicada uma nota de esclarecimento do governo do Maranhão.

A crítica sobre o jornalismo do Intercept Brasil vem após os tantos elogios sobre as publicações a respeito dos áudios entre o então juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol.

Audiência
O deputado Wellington do Curso (PSDB) disse que vai querer uma audiência com o governador Flávio Dino (PCdoB) para tratar das MAs.
O tucano anunciou o pedido após Dino publicar vídeo nas redes sociais afirmando que pediu audiência com o presidente Jair Bolsonaro para oferecer ajuda para recuperar as BRs que passam pelo Maranhão.
A ideia do parlamentar é mostrar ao governador que no estado as rodovias estaduais têm problemas iguais ou maiores que as BRs e que é de competência do governo a manutenção das MAs.

Mais críticas
Também se manifestaram sobre a “cena de marketing” de Dino (como classificaram deputados da oposição) em relação às BRs, os deputados César Pires e Adriano Sarney e o senador Roberto Rocha.

Os dois lembraram a pesquisa CNT/Rodoviais que, em 2019, mostrou que no Maranhão das 17 rodoviais estaduais, seis estão em estado péssimo, nove em estado ruim e somente uma em boas condições.

“O governo do Maranhão não tem condições financeiras nem capacidade técnica para cuidar das estradas estaduais, imagine das federais”, resumiu Pires.

DE OLHO

R$ 399 MILHÕES É O ORÇAMENTOdo governo estadual para a Infraestrutura em 2020. Este valor, segundo a oposição, é 200% menor em relação ao que foi disponibilizado em 2018.

Mudança
O médico Phil Camarão, pai do secretário de Educação, Felipe Camarão, não é mais diretor-geral do Centro de Referência de Exames de Média e Alta Complexidade (PAM Diamante).
A mudança para o médico foi para melhor. Ele assumiu a Superintendência de Trânsito da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
No novo posto, ele coordenará ações de prevenção a acidentes de trânsito, principal causa de entrada de pacientes no SUS.

E MAIS

•Depois de tentar se posicionar de todas as formas como o novo nome da esquerda no cenário nacional, o governador Flávio Dino voltou a tentar polarizar com o presidente da República, Jair Bolsonaro.
•Somente esta semana, o comunista comentou declarações do presidente com ataques ao governador da Bahia, Rui Costa (PT), e a uma jornalista.
•Dino até voltou a criticar as decisões do ministro da Justiça, Sergio Moro, e a reboque, defender o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.