Reestruturação

Reinaugurado centro de saúde no Quebra-Pote

Unidade passou por reestruturação completa e tem capacidade para atender 8 mil pacientes

Daniel Matos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Posto de saúde foi reequipado e teve estoque de medicamentos renovado
Posto de saúde foi reequipado e teve estoque de medicamentos renovado (Centro de Saúde)

O prefeito Edivaldo Holanda Junior reinaugurou, nesta terça-feira (18), o Centro de Saúde do Quebra Pote que passou por uma reforma estrutural e ganhou novas instalações, ampliando a capacidade de atendimento na atenção básica às comunidades do bairro e do entorno. Esta é a quarta unidade de saúde entregue dentro de um amplo pacote de reformas iniciadas no segundo semestre de 2019 em mais de 20 unidades de saúde. Na semana passada, dia 11, o prefeito Edivaldo reinaugurou a Unidade de Saúde da Família da Vila Sarney. As requalificações integram o eixo do de reestruturação da rede municipal de saúde do programa São Luís em Obras.

Durante a vistoria do Centro de Saúde do Quebra Pote, o prefeito Edivaldo reafirmou que nos próximos meses novas unidades de saúde serão entregues. "Estamos executando o maior programa de reformas estruturais da rede de saúde de São Luís, por meio do programa São Luís em Obras. Estas reformas reforçam o trabalho que venho executando desde minha primeira gestão para reestruturar toda a rede de saúde municipal desde a atenção básica até as unidades de maior porte. Hoje, estamos entregando o Centro de Saúde do Quebra Pote totalmente reformado e com a capacidade de atendimento ampliada. Na semana passada entregamos a Unidade de Saúde da Família da Vila Sarney e seguiremos com este mesmo ritmo nos próximos meses para melhorar e ampliar o atendimento em saúde da população", disse o prefeito.

O chefe do Executivo municipal compareceu à reinauguração do Centro de Saúde do Quebra Pote acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda; do vice-prefeito, Julio Pinheiro; dos secretários municipais de Saúde, Lula Fylho; Relações Parlamentares, Nonato Chocolate; Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues; do vereador Genival Alves; e de lideranças comunitárias.

O vice-prefeito, Julio Pinheiro, destacou que as várias frentes de obras na área da saúde vão garantir um serviço mais amplo à população. "As unidades de saúde estão sendo requalificadas e isso representa melhoria na qualidade do atendimento, pois com uma estrutura mais ampla e adequada os profissionais podem fazer diagnósticos mais rápidos e de forma mais precisa. Isto é um grande benefício para a população", afirmou.

Reforma

O Centro de Saúde do Quebra Pote, fundado em 1992, passou por uma restruturação completa. Foram executados serviços de reforma do telhado e piso. As instalações elétricas e hidrossanitárias foram substituídas, além dos equipamentos e tubulações que servem aos consultórios médicos. O centro também foi totalmente climatizado. A unidade conta com duas equipes de Saúde da Família, serviço de Odontologia e equipe de multiprofissionais que atuam por escala. No local, a estrutura elétrica antiga dificultava os atendimentos. A completa reestruturação vai possibilitar melhor funcionamento do espaço, que tem capacidade técnica para acompanhar oito mil pessoas.

A reforma incluiu também a modernização da unidade que agora passa a contar com prontuário eletrônico, que irá agilizar a marcação de consultas e exames. A sala de imunização foi informatizada e vai garantir um acompanhamento mais eficaz do cumprimento do calendário vacinal das crianças.

O secretário Municipal de Saúde, Lula Fylho, informou que todas as unidades que integram o pacote de obras em execução receberão melhorias estruturais e serão modernizadas. "Toda a estrutura física das unidades está sendo reformada, os equipamentos e mobiliários danificados estão sendo substituídos e os setores informatizados. É um programa macro de reestruturação que está permitindo ampliar o atendimento e diminuir o tempo de espera nas unidades", afirmou.

Aprovação

O Quebra Pote é uma comunidade da zona rural de São Luís, distante cerca de 20 km do Centro da capital, por isso, a reinauguração do centro de saúde da localidade foi motivo de muita alegria. A aposentada Lucila Ramos, 68 anos, disse que a reforma do local foi um grande benefício para a população. "A gente pode fazer todos os atendimentos aqui mesmo mais perto de casa e isso facilita muito a nossa vida. Sou muito grata ao prefeito Edivaldo, que esteve na nossa comunidade, ouviu nossa reclamação e nos atendeu. Essa reforma vai trazer muitas coisas boas para a gente", disse.

O Centro de Saúde do Quebra Pote vai beneficiar também as comunidades do entorno. A dona de casa Ana Maria Ferreira, 54 anos, moradora do Arraial, localidade vizinha, disse que se sente aliviada por não precisar mais sair da região em busca de atendimento médico. "Para consultar ou marcar um exame no Centro eu tenho que sair de casa de madrugada, pegar o primeiro ônibus, que sai 5h30 da manhã. Isso é muito cansativo para a gente porque é tudo muito longe. Agora não teremos mais esse problema", comemorou.

Pacote de obras

A reinauguração do Centro de Saúde do Quebra Pote faz parte de um pacote de reformas que estão sendo executadas em mais de 20 unidades de saúde de São Luís, contemplando desde a atenção básica até as unidades de maior porte, incluindo outros equipamentos da área como a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Escola Técnica do SUS. Os trabalhos integram o programa São Luís em Obras.

Na semana passada, dia 11, o prefeito Edivaldo reinaugurou a Unidade de Saúde da Família da Vila Sarney. Ainda em 2019 foi reinaugurado o Centro de Saúde Genésio Ramos, que passou por uma reforma completa, incluindo a ampliação da estrutura física e a aquisição de novos equipamentos. Também já foram entregues alas do Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II) que foram reformadas bem como a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.