COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
JACYRA HAICKEL, diretora geral do Blue Tree Towers Hotel e presidente do Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial do Maranhão, com toda a sua simpatia e charme, em registro na adega do Oito Restaurante, onde, neste sábado, acontecerá mais uma edição da tradicional “Feijoada com Samba”, desta vez em ritmo de Carnaval
JACYRA HAICKEL, diretora geral do Blue Tree Towers Hotel e presidente do Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial do Maranhão, com toda a sua simpatia e charme, em registro na adega do Oito Restaurante, onde, neste sábado, acontecerá mais uma edição da tradicional “Feijoada com Samba”, desta vez em ritmo de Carnaval

Dengue em 2020
Relatório da Secretaria de Estado da Saúde aponta que, em 45 dias, foram registrados 503 casos suspeitos de dengue em municípios maranhenses.
Também aponta que, durante esse período, o estado obteve 25 ocorrências de febre chikungunya e 21 de zika virus.
Os municípios que mais preocupam são Barra do Corda, São Pedro dos Crentes e Fortaleza dos Nogueiras, por serem locais com índice de infestação alto e onde o mosquito Aedes aegypti tem mais chance de se proliferar.
O Maranhão, conforme o Ministério da Saúde e infelizmente, é um dos estados que poderão ter surto de dengue este ano. Em 2019, foram registrados mais de 1 milhão de casos, com 782 mortes, o que representou um aumento de 488% em relação a 2018.

Azul e branco
A escola de samba Turma do Quinto vai homenagear a cidade de Bacabal em seu desfile no Anel Viário, no Domingo Gordo. A agremiação, que será a terceira a entrar na avenida, defenderá o samba enredo “Bacabal de azul e branco canta seu centenário de histórias e glórias”.
Os intérpretes serão Gabriel Melônio, Alessandra Loba, Raul Silva e Luís Carlos Vovô. No total, serão 16 alas, quatro carros alegóricos e um tripé, além das alas das baianas, das passistas e da velha-guarda.
Pelo menos dois mil componentes deverão passar pelo Anel Viário para contar a história da cidade homenageada.

Perigo escondido
A maior festa popular do Brasil esconde perigos que podem surgir por várias razões, entre elas, pelo alto volume dos instrumentos eletrônicos e de percussão, das músicas e do som das baterias dos blocos e trios elétricos. Toda essa barulheira pode prejudicar a
audição não só dos foliões, mas também dos músicos e percussionistas. Os efeitos de tamanha exposição ao barulho podem ser devastadores a longo prazo, de acordo com médicos e fonoaudiólogos. Tudo começa com uma sensação de abafamento nas orelhas ou zumbido, que pode durar horas, mesmo estando o folião já em casa.
O pior é quando esses sintomas se prolongam por dias ou não desaparecerem. Aí pode ser sinal de algo mais grave.

Resort em Tutoia
O turismo no Maranhão será incrementado com a abertura de um resort cinco estrelas em uma ilha no município de Tutoia. Trata-se do
projeto “Dulinem Island Resort”, uma iniciativa da Stelle Incorporadora. O empreendimento terá residências de madeira com extremo conforto para a hospedagem e será desenvolvido no meio da “Rota das Emoções”, trecho compreendido de Jericoacoara, no litoral
cearense, até a região de Lençois Maranhenses, na cidade de Barreirinhas.
O resort terá características de sustentabilidade.

Nos aeroportos
O Brasil só pensa em Carnaval. Isto até a Terça-Feira Gorda. Muita gente já está se preparando para seguir viagem rumo ao seu endereço da folia. A movimentação já é grande nos aeroportos e será intensificada a partir de amanhã.
Os 42 aeroportos da Rede Infraero com voos da aviação comercial regular devem receber 1,36 milhão de passageiros neste Carnaval. O número é 3% superior em relação ao fluxo registrado no mesmo feriado do ano passado, entre 1º e 7 de março
de 2019, quando foram contabilizados 1,32 milhão de viajantes. O volume de operações também deve crescer: são esperados 11.556 pousos e decolagens, aumento de 4,45% ante as 11.064 aeronaves registradas no carnaval de 2019.

Robôs na política
O uso de robôs que se passam por pessoas reais na internet e enviam mensagens automáticas para influenciar debates políticos, interferir no processo eleitoral ou gerar prejuízo ao interesse público pode se tornar crime, se for aprovado projeto de lei do Senado que está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça. O colegiado se reúne hoje.
Pelo texto, a oferta, a contratação e o uso de ferramenta automatizada que simule pessoa natural para gerar mensagens ou outras
interações, pela internet ou por outras redes de comunicação, com o objetivo de influenciar o debate político ou de interferir no processo eleitoral, passa a ser punido com pena de detenção de seis meses a dois anos e multa.

Cursos no teatro
O Teatro Arthur Azevedo abriu vagas para cursos de artes do Núcleo Arte Educação, a serem preenchidas por alunos da rede pública de ensino com idades entre 8 e 17 anos. As inscrições serão encerradas nesta sexta-feira.
Dentre os cursos oferecidos gratuitamente, estão piano, canto coral, violão, balé clássico e teatro. As aulas acontecem nos turnos matutino e vespertino de segunda a quinta-feira.

Cursos no teatro 2
Outra oportunidade é a qualificação de bailarinos de nível intermediário, por meio da Turma de Capacitação e Aperfeiçoamento em Dança.
O projeto profissionalizante prevê aulas, ensaios, apresentações públicas e deverá trabalhar com perfil diversificado de intérpretes. A idade mínima para participar da seletiva é de 16 anos e as inscrições também encerram na sexta-feira. As aulas acontecem no turno noturno e são ministradas pelos bailarinos e professores Debora Buhatem e Leônidas Portella.

Retiro espiritual no Cohafuma
A Comunidade Católica Shalom promoverá o “Renascer”, de 23 a 25 de fevereiro, no ColégioUpaon-Açu. Com o tema “Buscai as coisas do Alto”, o evento terá vasta programação para crianças, jovens e adultos. Um dos pontos altos será o “Seminário de Vida no Espírito Santo”, coordenado pelo celibatário Jorge Wagner que, atualmente, mora em Fortaleza (CE). Haverá missas, orações, adorações e cursos com temas diferenciados para jovens, casais e adultos.

TRIVIAL VARIADO
A Avenida Beira-Mar, onde milhares de pessoas cairão na folia nos próximos dias, já está sendo decorada para o entrudo. No Anel
Viário, a passarela do samba vai ganhando cor e forma.

O Ministério Público está preocupado com as irregularidades na prestação dos serviços aos passageiros que utilizam o
transporte aquaviário. Na semana passada, promoveu reunião com a participação de promotoras de justiça de Defesa do Consumidor.

Uma verdade: a existência de 33 partidos no Brasil leva a algumas consequências graves: desaparecem os debates programáticos, o
confronto de teses e a comparação de políticas públicas. Sobrevivem siglas, parlamentares e ideologias de aluguel.

Com a Bolsa de Valores em baixa, um operador perguntou a outro: “Estamos no mesmo barco, mas onde é que está a água?”

O governador Flávio Dino pediu audiência com o presidente da República para tratar da péssima situação de estradas federais no
Maranhão.

O Instituto Florence de Ensino Superior divulgou a lista dos aprovados na primeira chamada do Processo Seletivo do ProUni. Os alunos aprovados deverão assinar o termo de concessão.

DE RELANCE

Recife, Salvador e Rio
Os atores da comédia “Pão com Ovo” passarão o Carnaval fora de São Luís. Adeilson Santos já está em Recife (PE) e, no sábado,
desembarcará no Galo da Madrugada. Na Segunda-Feira Gorda, ele voará para Salvador, onde encontrará César Boaes e Davyd Dias. Da Bahia, onde se reunirá também com o produtor cultural e cantor maranhense Jorge Thadeu, a turma da comédia mais engraçada do Maranhão seguirá para o Rio de Janeiro, especialmente para assistir ao desfile das escolas de samba campeãs do Carnaval 2020.

Alcione no Terreirão
A maranhense Alcione se apresentará na primeira noite de programação do Terreirão do Samba, no Rio. O espaço gerenciado pela Riotur receberá ainda Leci Brandão, Mumuzinho, Ferrugem, Belo, Sorriso Maroto, Dilsinho, Clareou e Leandro Sapucahy, dentre outros artistas famosos. São esperadas mais de 50 mil pessoas durante a temporada e mais de 30 shows.

Seminário em Imperatriz
Na última sexta-feira, o Ministério Público do Maranhão promoveu o seminário “Segurança pública, imprensa e a Lei de Abuso de Autoridade”, no auditório da sede das Promotorias de Justiça de Imperatriz. O evento contou com a participação de membros e servidores do MPMA, agentes dos sistemas de segurança pública, prisional e socioeducativo, estudantes e profissionais de imprensa. A ação é de iniciativa da 8ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz, cujo titular é o promotor de justiça Carlos Róstão.

No Golden Shopping
A TVN inaugurou, no Golden Shopping Calhau, um espaço climatizado de Coworking que oferece, além de mesas e cadeiras, o que há de melhor em serviços de internet fibra óptica, segmento no qual a empresa é líder de mercado. O propósito é democratizar ainda mais o acesso à internet e oferecer mais conforto e conexão aqueles que estão de passagem pelo shopping.

Sentido inverso
As páginas de anúncios classificados da revista britânica The Economist são muito consultadas por profissionais de todo o mundo. Semanalmente, aparecem editais oferecendo vagas de diretores e presidentes em empresas públicas de diversos países, sem restrição de nacionalidade para os candidatos. Sentido inverso do Brasil que, por muitos anos, nomeou a partir de indicações de partidos.

Meia passagem
Vai até 31 de março o prazo de recadastramento de escolas no sistema de meia passagem em São Luís na Central de Atendimento ao Estudante. A medida visa garantir que os alunos das instituições de ensino tenham direito à meia passagem escolar no sistema
de transporte urbano e semiurbano na capital.

Carnaval de Oportunidades
Antenado com o Carnaval e a oportunidade que a festa traz aos empreendedores, o Sebrae está ofertando cursos e oficinas rápidos para quem quer melhorar as vendas nesse período. Em Rosário, a instituição realizou o “II Carnaval de Oportunidades”, no início deste mês, com oficinas de gastronomia para empreendedores da área de alimentos, além de palestras específicas sobre empreendedorismo, identidade visual, reciclagem de resíduos e microempreendedor individual.

Para escrever na pedra:
“Para ver muita coisa é preciso despregar os olhos
de si mesmo”.(Friedrich Nietzsche).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.