Coronavírus

OMS registra 92 casos de transmissão de coronavírus fora da China

Japão planeja usar remédios anti-HIV contra coronavírus em meio a aumento de casos registrados

Reuters

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Navío de Cruzeiro Diamond Princess no Japão com 88 pessoas contaminadas
Navío de Cruzeiro Diamond Princess no Japão com 88 pessoas contaminadas (navio)

GENEBRA - Houve 92 casos de disseminação do coronavírus entre humanos em 12 países fora da China, mas a Organização Mundial da Saúde não possui dados para fazer comparações com a China, disse o chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, nesta terça-feira, 18.

Ele disse que a OMS não tem visto transmissão local sustentada, exceto em casos específicos, como no navio Diamond Princess em quarentena no Japão. A China relatou um total de 72.528 casos à OMS, incluindo 1.850 mortes, até esta terça-feira, disse Tedros.

Uso de anti-HIV

O Japão planeja começar a usar testes de remédios anti-HIV para tratar pacientes de coronavírus, já que um aumento no número de casos está representando uma ameaça crescente à economia e à saúde pública, disse o principal porta-voz do governo nesta terça-feira.

O governo está fazendo “preparativos para que testes clínicos com medicação para HIV para o novo coronavírus possam começar o mais cedo possível”, disse Yoshihide Suga em um briefing, mas acrescentando que não sabe dizer quanto tempo pode ser preciso para se aprovar o uso de um remédio.

Mais 88 pessoas foram diagnosticadas com o vírus no navio de cruzeiro Diamond Princess, que está em quarentena no porto de Yokohama, elevando o número total de passageiros infectados para 542, disse o Ministério da Saúde.

Outros três casos foram detectados no município de Wakayama, inclusive do filho de um médico infectado com o vírus, noticiou a mídia local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.