Violência

Italiano é assassinado em Paço do Lumiar; é o segundo caso em menos de um ano

O corpo da vítima foi encontrado ontem em um sítio, nas proximidades do Viva Maioba; a outra vítima foi morta em março do ano passado no Alto do Laranjal

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Sítio na Maioba, em Paço do Lumiar, onde o corpo do italiano foi encontrado
Sítio na Maioba, em Paço do Lumiar, onde o corpo do italiano foi encontrado (sítio)

SÃO LUÍS - Mais um italiano foi assassinado com requintes de crueldades na cidade de Paço do Lumiar. Um dos últimos casos teve como vítima Alfredo Catalane, de 69 anos. Segundo a polícia, o estrangeiro foi encontrado morto na cozinha do seu sítio, localizado nas proximidades do Viva da Maioba, em Paço do Lumiar, no começo da tarde de ontem.

Ainda segundo a polícia, a vítima tinha vários empreendimentos na Região Metropolitana de São Luís e residia sozinho há quatro anos nesse local onde populares tinham o costume de pegar frutas de forma gratuita. Os vizinhos ontem ao terem acesso ao sítio encontraram o corpo do estrangeiro no piso da cozinha.

Eles acionaram a polícia. Os peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) constataram que havia marcas de tiros no peito esquerdo e na coxa. Há possibilidade do crime ter sido cometido ainda na tarde de segunda-feira, 17, devido o estado de rigidez cadavérica. O corpo do estrangeiro foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para ser autopsiado.

A polícia informou que a vítima tem uma filha que reside na Itália, mas, há familiares dele que já residem no Brasil. No ano passado, criminosos tentaram roubar o sítio do estrangeiro, mas acabaram sendo presos pela polícia.

Um dos bandidos chegou a ser reconhecido pelo italiano. O assassinato está sendo investigado pela equipe da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP) e até o começo da noite não tinha registro de prisão. No decorrer da semana, testemunhas serão ouvidas pela polícia e o local onde ocorreu o crime já foi periciado pela Polícia Técnica.

Mais vítima

O outro italiano morto na Ilha foi identificado como Carmélo Mario Calabrese, de 65 anos. De acordo com a polícia, um grupo criminoso invadiu o sítio do estrangeiro, no Alto do Laranjal, em Paço do Lumiar, no dia 6 de março do ano passado. O corpo da vítima foi encontrado nas margens do Rio Tibiri, na zona rural de São Luís, e levado para o IML, mas, somente foi reconhecido pelos amigos, no dia 11.

O caso foi investigado pela equipe da SHPP. No dia 2 de abril do ano passado, a polícia conseguiu prender os criminosos e foram identificados como Lucas Sá Meneses Silva, Luquinha; Manoel de Jesus Gomes da Silva, Mateus Alves da Conceição, Piu Piu; Artur Silva Rocha, Xita; Anderson Soares Paulino, Lourinho; Milena Conceição Santana; Cleudilene Silva Fonseca, Chinesinha; e Airton da Cruz da Silva, Escaringa. Eles foram indiciados pelo crime de latrocínio devido, além de cometerem o assassinato, roubaram vários objetos de valor e o veículo do estrangeiro.

Fora do estado

O maranhense da cidade de Pedreiras, João Batista de Souza Oliveira, de 24 anos, foi encontrado morto, no último dia 16, no bairro Agrovila do município mineiro de São Gotardo. A polícia informou que a vítima discutiu com o acusado, de 43 anos, nome não revelado.

No decorrer da briga, o maranhense levou um golpe de faca no peito e veio a falecer. A polícia foi avisada e isolou a área. Incursões ainda nesse dia foram realizadas pelos militares e conseguiram prender o acusado em flagrante. O detido foi apresentado na delegacia do bairro, enquanto, o corpo levado para o IML.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.