Banco Central

Comissão conclui análise de projeto com regras para o BC

Proposta tem o objetivo de garantir autonomia do Banco Central e blindá-lo de pressões político-partidárias; texto, que estabelece mandatos de quatro anos para cúpula do órgão vai ao plenário

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Comissão de Assuntos Econômicos deliberou sobre regras para o BC
Comissão de Assuntos Econômicos deliberou sobre regras para o BC (Comissão Senado)

Brasília

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado concluiu ontem a análise de um projeto com novas regras para nomeações e demissões do presidente e de diretores do Banco Central.

O texto, que tem o objetivo de assegurar a autonomia do Banco Central e de blindá-lo de pressões político-partidárias, já havia sido aprovado pela CAE em novembro do ano passado. No entanto, foram apresentadas emendas (sugestões de alteração), e a proposta retornou ao colegiado.

Ontem, os integrantes da comissão analisaram as emendas e reencaminharam o texto ao plenário principal do Senado, que já aprovou regime de urgência para votação do projeto.

Vinculado ao Ministério da Economia, o Banco Central tem nove diretores, dos quais um é o presidente da autarquia. Todos são nomeados pelo presidente da República, após aprovação pelo Senado das indicações.

O projeto aprovado pela CAE nesta terça não altera a composição da diretoria colegiada do Banco Central.

Mandato

A principal mudança proposta no projeto é o estabelecimento de um mandato de quatro anos para o presidente do Banco Central e para os demais diretores. Os integrantes da diretoria, incluindo o presidente, poderão ser reconduzidos uma vez.

O texto também prevê a não coincidência do mandato do presidente do BC com o do presidente da República.
O mandato do presidente do Banco Central, segundo o projeto, terá início em 1º de janeiro do terceiro ano do mandato do Presidente da República.

“A simples disposição legal de que há autonomia formal, com a não coincidência de mandatos com o Presidente da República, evita até mesmo interpretações muitas vezes equivocadas de que o Banco Central do Brasil deixou de aumentar a taxa básica de juros para conter a inflação por causa de pressões político-partidárias ou eleitorais”, afirma o senador Telmário Mota (PROS-RR), relator da proposta.

O texto também estabelece a substituição de forma escalonada dos demais membros da diretoria.

Segundo o relator, o mandato fixo e a estabilidade do cargo dará aos membros da diretoria do Banco Central “segurança necessária para implementar a política monetária que considerarem mais adequada”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.