Estado Maior

Muitos candidatos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

A estratégia do governo Flávio Dino (PCdoB) para tentar ganhar a eleição em São Luís tem sido lançar inúmeros pré-candidatos à Prefeitura de São Luís. No entanto, no jogo que já tem seis nomes do Palácio dos Leões na disputa, os governistas têm enfrentado dificuldades em conseguir reunir partidos para formar um arco de aliança amplo que garanta tempo de TV e, claro, uma capilarização de votos nos bairros da capital.

Dos aliados dos Leões que há mais tempo negociam apoios está Neto Evangelista do DEM. Ele tenta fechar aliança com o PDT (algo praticamente dado como certo) e ainda com PSL e PTB.

Fora Evangelista, os demais membros da base de apoio de Dino que são pré-candidatos tem poucas ou quase nenhuma opção. Bira do Pindaré mantém-se isolado com o seu PSB na esperança de que o PT venha compor para a disputa.

Este mesmo sonho tem Rubens Júnior, do PCdoB, que usa o slogan de ser o candidato de Flávio Dino e Lula em São Luís. O problema é que as movimentações do chefe do Palácio dos Leões rumo a 2022 tem desagradado a direção nacional petista que, praticamente, bateu o martelo pela candidatura própria.

O deputado Duarte Júnior, agora no Republicano, posou para fotos com Josimar de Maranhãozinho (PL), mas este pode fechar com o Podemos de Eduardo Braide.

O ex-juiz Carlos Madeira (SD) está começando na política e pelo tempo que tem até as convenções deve ser candidato sem qualquer aliança.

Já Yglésio Moyses parece ser o único entre os candidatos dos Leões que não busca um partido para se coligar, o que deixa caracterizado que sua fu-tura candidatura à Prefeitura de São Luís terá a cor alaranjada.

Enquanto isto, o alvo da estratégia - que é Braide - vai fazendo suas costuras. Ontem recebeu apoio do PSD e PMN. Ainda tem pleno diálogo o PSDB, o PSL, o Avante, PL e Patriota.

Sem reação
Os governistas não comentaram a reportagem do The Intercept Brasil por dois motivos: primeiro porque não há como contestar os fatos. Os moradores deixaram suas casas.

Segundo porque os comunistas seriam incoerentes se contestassem o site após as tantas defesas que Dino e seus aliados fizeram do Intercept na época da divulgação das mensagens de Moro.

Com isso, a estratégia do Palácio dos Leões é fingir que a reportagem não existiu e manter o silêncio completo.

Conversas
O presidente do PL, deputado federal Josimar de Maranhãozinho, vai voltar a sentar para conversar com o colega e pré-candidato a pre-feito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos).

Josimar, que desde o ano passado estava em articulação por aliança com Braide, acabou se afastando do pré-candidato, reclamando de falta de definição na composição da chapa.

Mas as conversas serão retomadas, para abrir o canal de diálogo e fechar a aliança do Podemos com o PL.

Articulação
Essa nova reunião entre Braide e Maranhãozinho foi definida ontem em reunião em que o presidente do PL recebeu os colegas de partido (o deputado federal Pastor Gildenemyr, a deputada Detinha e o vereador Aldir Júnior).

Gildenemyr, como a coluna adiantou na semana passada, vem sendo o elo para não deixar o PL de fora da coligação de Braide.

É o pastor também o articulador do apoio da Assembleia de Deus ao pré-candidato do Podemos.

Pré-candidatura
O PP fechou questão em torno do nome do ex-prefeito de Imperatriz Ildon Marques, para a disputa pela Prefeitura daquela cidade este ano.

Marques, que já foi prefeito por três vezes em Imperatriz, tenta mais uma vez disputar o pleito no município.

Em anos anteriores, ele concorreu subjudice. Sua candidatura foi impugnação por ele se enquadrar na Lei da Ficha Limpa. Em 2016, Mar-ques conseguiu disputar e terminou em segundo lugar na disputa.

Fake news
O presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), mostrou que o deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) estava di-fundindo fake news em suas redes.

O parlamentar paulista disse que no Maranhão os deputados estaduais recebem 18 salários por ano. Ele usou o “exemplo” para pedir a reforma Administrativa.

Othelino Neto o confrontou e mostrou que por aqui os parlamentares recebem 13 salários por ano conforme está previsto em lei. “Men-tir é feio e, em alguns casos, pode ser até quebra de decoro”, disse o presidente da Assembleia.

DE OLHO
R$ 7,8milhões É O VALOR DO contrato que o governo de Flávio Dino fez com a empresa de transporte aéreo, Solar Táxi Aéreo, por 12 meses.

Posse

Por cerca de quatro meses, a Câmara Municipal de São Luís terá novo vereador. Ontem, assumiu uma cadeira na Casa Ubirajara Gonçalves (PSL).

Ele assumiu a vaga do vereador Isaías Pereirinha (PSL), que se licenciou por motivo de saúde.

Esta não é a primeira vez que Gonçalves exerce o mandato de vereador. Em 2007, assumiu após renúncia de Nonato Aragão, que se ele-geu deputado estadual. E também em 2009 por duas vezes no lugar de Albino Soeiro.

E MAIS

A empresa QMS Brasil, credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), atestou que a Câmara Municipal de São Luís está apta a receber a certificação do ISO 9001:2015.

Na prática, isso significa que o Legislativo está mais moderno em suas ações administrativas e também no trabalho funcional.

“Modernizamos a Casa, valorizamos os servidores e, diariamente, trabalhamos para que novas ações sejam concretizadas”, disse o presidente da Casa, vereador Osmar Filho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.