Infraestrutura

Esgotos abertos e alagamentos geram transtornos

Por causa dos problemas, Cohab já foi cenário de enchentes e perda de bens pessoais

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Moradores e carroceiros costumam cobrir o buraco com entulhos, mas água da chuva desfaz o serviço
Moradores e carroceiros costumam cobrir o buraco com entulhos, mas água da chuva desfaz o serviço (Buraco)

Buracos, esgotos a céu aberto e galerias sem proteção são imagens comuns no dia a dia dos moradores da Cohab. A situação, que já virou parte do cotidiano, tem causado mais preocupação nesse período de chuva.

O funcionário público Ronaldo Santos Machado, mora na região há 40 anos e já presenciou diversos alagamentos que chegaram a invadir sua casa. “Já está com muitos de anos isso aí. Ficaram de ajeitar, mas até hoje nada, a água já entrou aqui em casa e passou de 20 cm.” contou.

O problema começou com uma cratera que se abriu na Rua 10, no IV Conjunto Cohab. A Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) esteve no local para consertar a tubulação, porém o buraco permaneceu aberto e os moradores se juntaram para cobri-la com terra e pedras. “Esse buraco voltou com a chuva, ele já existia, então às vezes os carroceiros que passam por aqui colocam entulho em cima, para tentar amenizar.” afirmou Geraldo Machado, dentista e morador do local.

Em março de 2019 um condomínio localizado no mesmo bairro foi invadido pela água, que atingiu o primeiro andar de apartamentos e encheu o estacionamento. A Justiça determinou que o condomínio fosse demolido por ter sido construído em um local improprio e com risco de alagamentos, porém, os outros moradores do bairro continuam passando pelos mesmos problemas.

Socorro Castelo é doméstica, tem 80 anos e mora no local há mais de 50 anos. Ela precisou modificar a fachada de sua casa para tentar evitar que a água entre. Agora, o local tem escadas altas, o que dificulta sua locomoção pela casa. “Tem enchente, gente perdendo tudo, e ninguém faz nada. Eu tive de fazer obra para evitar que a água passe, mas ela ainda está passando, é uma tristeza” afirmou.

Outra reclamação da população é a falta de saneamento e o lixo acumulado nas ruas. Segundo Geraldo Machado, já foi encontrado até carcaça de eletrodomésticos dentro das galerias, o que dificulta a passagem da água. “Precisa tomar uma providência em relação ao lixo, até pedaço de cama já passou aqui.” afirmou.

Em nota, a Caema informou que enviará uma equipe aos respectivos locais citados, para averiguação e resolução dos problemas que forem de sua responsabilidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.