Embarcação

Capitania dos Portos intensificará fiscalização em terminais no Carnaval

Durante inspeção naval, realizada no último dia 15, embarcação ficou retida, na Ponta da Espera, mas liberada após problemas serem sanados; ferrys estão operando em número reduzido, por causa das manutenções

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Durante o período carnavalesco, a fiscalização no transporte de passageiros será intensificada
Durante o período carnavalesco, a fiscalização no transporte de passageiros será intensificada (fiscalização ferry)

A Capitania dos Portos do Maranhão vai realizar fiscalizações intensas nos Terminais Ponta da Espera e Cujupe, além do cais da Praia Grande, durante o período carnavalesco deste ano. No último dia 15, um ferry-boat foi retido por apresentar “discrepâncias” durante a inspeção naval, mas, de acordo com a Marinha, já foi liberado.

No decorrer do período momesco é registrado um aumento pela procura desse tipo de transporte marítimo e, em média, mais de 20 mil pessoas são transportadas e cerca de 1.900 veículos, por dia. Atualmente, os ferry-boats estão operando em número reduzido.

Por meio de nota, a Capitania dos Portos informou que as inspeções têm como um dos objetivos verificar irregularidades nas embarcações, proporcionar uma navegação mais segura e evitar acidentes durante o período do Carnaval na orla do estado. Na manhã de sábado, 15, uma equipe da Marinha esteve na Ponta da Espera e um ferry-boat foi retido, mas, liberado após as discrepâncias constatadas na embarcação terem sido solucionadas pela empresa.

Ainda segundo a Capitania dos Portos, durante o trabalho de inspeção não foi provocado nenhum atraso de saída ou chegada das embarcações, que estão em número reduzido, por causa de manutenção da própria empresa. Normalmente, sete ferry-boats fazem, diariamente, a travessia na Baía de São Marcos.

A Capitania alertou a população para o fato de poder auxiliar quanto a segurança da navegação, sendo um salvaguarda da vida humana no mar. A população pode encaminhar denúncias e informações pelos telefones 0800-098-8432 ou 98-2107-0121. Enquanto, os pedidos de socorro, vindos do mar, podem ser feitos por meio dos sistemas de comunicação das embarcações e do número de telefone 185.

Autuação
O Procon/MA com a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) autuaram, no último dia 15, as empresas que atuam no transporte marítimo, por terem sido constatadas falhas na prestação de serviços aos consumidores, em decorrência dos sucessivos atrasos das embarcações, além da não emissão de nota fiscal na venda das passagens, nos Terminais Ponta da Espera e Cujupe.

Essa ação ainda faz parte do desdobramento das fiscalizações que estão sendo realizadas desde o início deste ano pelo Procon, em parceria com a MOB, que tem como objetivo de verificar as condições de segurança e acessibilidade dos ferry-boats nos dois terminais hidroviários.

Operando
O serviço de ferry-boat é feito, normalmente, por sete embarcações, mas, de acordo com a MOB, até o último domingo apenas três ferrys estavam fazendo o transporte marítimo, enquanto, os outros estavam em manutenção. No último dia 4, duas embarcações sofreram danos durante um abalroamento, ocorrido na Ponta da Espera.

Nos próximos dias deve haver o registro de aumento de pessoas em busca da passagem por esse transporte marítimo, principalmente, aqueles que vão passar o período momesco na Baixada Maranhense. Lilany Ferreira, de 26 anos, disse que vai viajar no próximo sábado a Pinheiro e com receio de não encontrar passagem no ferry-boat já adquiriu o produto deste o começo deste mês. “Vou viajar com a família e, no ano Carnaval do ano passado encontrou dificuldades para comprar a passagem do ferry”, declarou.

O Estado entrou em contato com o Governo do Estado para saber informações sobre a quantidade de ferry-boats que vão operar durante o período carnavalesco e se terão viagens extras, mas até o fechamento desta edição, não recebeu resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.