Palestra

Historiador aborda vida e morte de Silvério dos Reis em São Luís

Euges Lima falará sobre aspectos da trajetória do famoso delator da Conjuração Mineira em palestra nesta segunda (17). às 19h, na Amei

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Euges Lima teve como uma das fontes de pesquisa o Arquivo Público do Maranhão
Euges Lima teve como uma das fontes de pesquisa o Arquivo Público do Maranhão (Euges Lima)

São Luís - O historiador Euges Lima profere nesta segunda-feira (17), a palestra "Mudança de terra: vida e morte de Silvério dos Reis em São Luís do Maranhão (1809/1819)". O evento será às 19h no Espaço Cultural e Livraria Amei (São Luís Shopping). A entrada é gratuita.

Na ocasião, o historiador abordará aspectos da trajetória do famoso delator da Conjuração Mineira, Joaquim Silvério dos Reis, que ocorreu há 201 anos, em fevereiro de 1819, em São Luís. "Porém, ainda existiam certos equívocos ou dúvidas sobre a data exata de sua morte. Na verdade, a vida desse personagem da história do Brasil aqui em São Luís, ainda é muito desconhecida e pouco estudada", frisa Euges Lima.

Com base em documentos do Arquivo Publico do Estado do Maranhão, o historiador trouxe à lume informações como a data da morte de Joaquim Silvério dos Reis que faleceu no dia 17 de fevereiro de 1819, em São Luís e foi sepultado na Igreja de São João Batista.

Joaquim Silvério dos Reis é uma figura histórica controvertida e polêmica, até pela forma como ele passou para história como um “delator”, um anti-herói, virou “persona non grata” da história do Brasil e sinônimo de traição, mas também é um personagem histórico pouco estudado, carente de biografias e esclarecimentos sobre passagens de sua vida e atuação na “Inconfidência Mineira”.

Silvério dos Reis viveu na cidade de São Luís do Maranhão, durante os últimos 10 anos de sua vida, entre 1809 e 1819, quando faleceu com 63 anos. Em São Luís, Silvério viveu como membro da elite portuguesa local, como Comandante do Regimento de Milícias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.