Eleições 2020

Eleição para prefeito em São Luís já tem oito pré-candidatos confirmados

Com a filiação do deputado estadual Yglésio Moyses, grupo do governador Flávio Dino (PCdoB) já tem seis nomes na disputa

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Deputado Yglésio Moyses conseguiu se filiar ao Pros e é o sexto pré-candidato a prefeito de São Luís pelo grupo do governador Flávio Dino
Deputado Yglésio Moyses conseguiu se filiar ao Pros e é o sexto pré-candidato a prefeito de São Luís pelo grupo do governador Flávio Dino (Yglésio Moyses)

Dos nomes que vinham sendo citados como possíveis candidatos a Prefeitura de São Luís, oito já estão confirmados como pré-candidatos. Destes, seis fazem parte de partidos ligados a base aliada do governador Flávio Dino (PCdoB).

O último que confirmou a pré-candidatura foi o deputado estadual Yglésio Moyses. Ele conseguiu se filiar ao Pros, legenda comandada pelo deputado federal Gastão Vieira, garantindo também espaço para ser o candidato a prefeito da capital.

Com Moyses, a disputa eleitoral em São Luís chega ao oitavo pré-candidato. Antes do mais novo filiado do Pros, já estavam confirmados os deputados Neto Evangelista (DEM), Adriano Sarney (PV), Duarte Júnior (Republicanos), Bira do Pindaré (PSB) e Eduardo Braide (Podemos). Além destes, também são pré-candidatos o ex-juiz federal Carlos Madeira (SD) e o secretário de Cidade, Rubens Júnior (PCdoB).

Dos oito postulantes a prefeito, seis fazem parte do grupo do governador Flávio Dino, o que deixa clara a estratégia do Palácio dos Leões de aumentar o número de candidatos caso o PT e o PTB lancem candidatos também.

Por enquanto, correntes internas petistas articulam para que a legenda venha com candidato próprio e os nomes mais cogitados são dos deputados Zé Inácio e Zé Carlos, do vereador Honorato Fernandes e do presidente da Agência de Mobilidade Urbana (MOB), Lawrence Melo.

No caso do PTB, o nome pode ser o deputado federal Pedro Lucas Fernandes, que chegou a ser anunciado como pré-candidato, mas depois recuou afirmando que ainda conversar com a direção nacional de seu partido.

Oposição

Dos pré-candidatos confirmados, dois são da oposição: Adriano Sarney e Eduardo Braide. O terceiro nome pode ser do deputado Wellington do Curso (PSDB).

No entanto, o parlamentar ainda aguarda posição de seu partido. E paralelamente, o ainda tucano tenta articular uma nova sigla que lhe garanta legenda para que ele entre na disputa pelo Palácio de La Ravadiere.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.