Estado Econômico

Ponta da Madeira lidera movimentação de cargas

Terminal da Vale chegou a movimentar 190,1 milhões de t em 2019

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
(ponta da madeira)

A movimentação de cargas no setor portuário brasileiro (portos organizados e terminais de uso privado) registrou queda de 1,6% no ano passado em comparação com 2018. Em 2019, as instalações portuárias brasileiras movimentaram 1,104 bilhão de toneladas. Nos últimos nove anos, entretanto, a movimentação de cargas cresceu 31,5%. A informação foi divulgada pela Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Os portos privados foram responsáveis por 66% da movimentação total no ano passado e registraram um crescimento médio anual (2010-2019) de 3,4%. Já os portos organizados ficaram com 34%: crescimento médio anual de 2,5%.

Entre os destaques dos portos privados está Ponta da Madeira, em São Luís, da Vale, que movimentou 190,1 milhões de toneladas, seguido do Terminal de Tubarão (ES), com 76,4 milhões de toneladas e do Terminal da Baía da Ilha Grande (RJ), que movimentou 51,9 milhões de toneladas em 2019.

Já Santos (SP) foi o que mais movimentou entre os portos organizados em 2019, com 106,2 milhões de toneladas. Em segundo, apareceu Paranaguá (PR): 47,5 milhões de toneladas. Na terceira posição: Itaguaí (RJ), com 43,2 milhões de toneladas, seguido de Rio Grande (RS), com 25,8 milhões de toneladas e Itaqui (MA), com 25,2 milhõea de toneladas.

Os portos privados foram responsáveis por 66% da movimentação total no ano passado e registraram crescimento médio anual (2010-2019) de 3,4%. Já os portos organizados ficaram com 34%: crescimento médio anual de 2,5%.

Crescimento do varejo

A Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC) reduziu a expectativa das vendas no varejo ampliado, em 2020, de +5,4% para +5,3%. Já no varejo restrito - que exclui os ramos automotivo e de materiais construção -, o indicativo é de alta de 3,5%.
As projeções tiveram como base os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) de dezembro,
divulgada nesta quarta-feira (12/02) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Indústria do Conhecimento

O Serviço Social da Indústria (Sesi) construirá mais uma unidade da Indústria do Conhecimento no Maranhão, desta vez em benefício da população de Alcântara.
As unidades Indústria do Conhecimento são centros multimeios, contendo biblioteca, DVDteca, CDteca, Gibiteca e computadores com acesso à internet projetados para proporcionar boas condições de leitura, estudo e pesquisa, facilitando a promoção e o acesso à informação e ao conhecimento.

Projetos de Lei

Os donos de pequenos negócios devem ser beneficiados por 12 projetos de lei que estão na pauta do Congresso em 2020. Um deles é considerado prioritário e já está pautado para ser votado em regime de urgência na Câmara, já que foi aprovado no Senado.
Trata-se do MEI Caminhoneiro, que possibilitará aos transportadores autônomos de carga enquadrados como Microempreendedor Individual, pagar menos impostos.

Cursos gratuitos

Moradores da localidade Cajueiro (área Itaqui-Bacanga) terão oportunidade de qualificação profissional a partir de março. O Porto São Luís oferecerá gratuitamente aos moradores das comunidades do seu entorno os cursos de Pedreiro de alvenaria e de Carpinteiro de obras.
As matrículas serão feitas dia 18, das 9h às 12h e das 13h às 16h, no container do projeto Comunidade Ativa, na área do Porto São Luís, no Cajueiro.
A iniciativa do porto tem parceria com o Sinduscon, Sindconstrucivil e Senai.

Inadimplência

A inadimplência do consumidor segue bem comportada neste início de ano. Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que o volume de consumidores com contas em atraso cresceu 1,38% em janeiro deste ano na comparação com igual período do ano passado.

Frase

“O Maranhão está entre os estados prioritários na estratégia da Golar para interiorização do GNL no Nordeste”

Eduardo Antonello
CEO Global da Golar

Varejo

Projetos de energia solar
O Banco do Nordeste reduziu para dois dias úteis o prazo médio de atendimento a propostas de crédito para projetos residenciais de energia solar no âmbito do FNE Sol pessoa física. O avanço resulta da automação de processos internos de análise e concessão de crédito.

Seguro e Previdência
Levantamento realizado pela MAG Seguros, seguradora especializada em vida e previdência apontou que o maranhense está mais preocupado com o futuro. O estudo aponta crescimento de 40,3% na procura de produtos de seguro de vida em 2019, em comparação a 2018.

Comércio no Carnaval
O comércio de São Luís irá funcionar até às 18h (lojas de rua) e às 22h (lojas de shopping) do sábado de Carnaval. No domingo, segunda-feira e terça-feira do período carnavalesco as lojas ficarão fechadas, reabrindo somente na Quarta-Feira de Cinzas, a partir das 13h.
Os supermercados e as farmácias, consideradas atividades essenciais, tem autorização para funcionamento durante todos os dias do período carnavalesco.
A informação é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), com base em Convenção Coletiva de Trabalho.

Comércio eletrônico
Pela primeira vez o faturamento do e-commerce brasileiro ultrapassará a casa dos 100 bilhões de Reais, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). A estimativa é que as vendas online irão gerar um volume financeiro de R$ 106 bilhões.

Setor de Serviços
Após quatro anos, o setor de serviços voltou a crescer, em 2019, com alta de 1,0%, segundo pesquisa do IBGE. A previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é que o setor cresça 2,1% em 2020.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.