Estabilidade

Partido separatista condiciona apoio a governo da Espanha

O ERC foi fundamental para facilitar a confirmação do líder socialista Pedro Sánchez como primeiro-ministro no mês passado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Madri - O partido separatista catalão Esquerra Republicana de Catalunya (ERC) só ajudará o governo da Espanha a obter uma maioria estável no Parlamento e apoiará seu orçamento se a iniciativa de independência da região for abordada em conversas, disse uma autoridade graduada do partido à Reuters.

O ERC de esquerda foi fundamental para facilitar a confirmação do líder socialista Pedro Sánchez como primeiro-ministro no mês passado. Seus votos serão cruciais para a aprovação ou rejeição de uma proposta de orçamento da coalizão de governo também de esquerda, o que pode definir a sobrevivência do governo em um Parlamento fragmentado.

“O importante é a resolução do conflito político (catalão). A estabilidade ou não do governo será consequência de a primeira questão ser abordada corretamente ou não”, disse Pere Aragonès, coordenador nacional do ERC, em uma entrevista na delegação do governo catalão em Madrid na quinta-feira.

“Seremos extremamente exigentes” nas solicitações políticas para apoiar o orçamento espanhol e nos detalhes do próprio orçamento, disse ele. Mais adiante, o partido negociará o apoio aos socialistas caso a caso.

O apoio do ERC ao orçamento espanhol dependerá da evolução de uma pauta de negociações entre os governos central e regional a respeito da situação política da Catalunha. As conversas devem começar no final deste mês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.