Saúde

Dia D de vacinação contra o sarampo é neste sábado

Campanha vem acontecendo desde o dia 10 de fevereiro e vai até o dia 13 de março

Kethlen Mata / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Dia D terá vacinação em postos volantes em shoppings
Dia D terá vacinação em postos volantes em shoppings (sarampo)

O Dia “D” da primeira etapa da campanha contra o sarampo acontece neste sábado, 15, em São Luís, com a mobilização dos profissionais – enfermeiros, técnicos de enfermagem e representantes do setor administrativo – para vacinar crianças e jovens na faixa etária de 5 a 9 anos, além dos excedentes (pessoas de até 49 anos que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina). Cerca de 10 mil doses estarão disponíveis da vacina da tríplice viral, que previne além do sarampo, a rubéola e a caxumba.

No total, serão 60 unidades fixas atendendo das 8h às 12h, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o objetivo dessa ação é resgatar os não vacinados. A quantidade de pessoas previstas para tomar a vacina é de 268.280 pessoas. Somente no ano passado, foram notificados 13 casos de sarampo de pessoas residentes na capital, destes, dois foram confirmados em laboratório. Em 2019 ainda não houve nenhum caso confirmado.

A dose número 1 da vacina contra o sarampo deve ser aplicada em crianças de 1 a 12 meses de vida. A dose número 2 aos 15 meses com a vacina tetra viral, que previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora. Pessoas na faixa etária de 30 a 49 anos precisam de apenas uma dose. Acima dos 50 anos a vacina é indicada apenas nos casos de bloqueio vacinal após a exposição com casos de suspeita da doença ou confirmados.

Mulheres grávidas não podem receber a vacina, pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações. O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.

Postos volantes
Neste sábado, 15, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), disponibilizará postos volantes nos shoppings Rio Anil, Shopping da Ilha e São Luís Shopping, oferendo a vacina contra o sarampo para pessoas que estiverem passando por esses locais. As unidades volantes nos shoppings estarão abertas das 15h às 19h com profissionais de saúde (técnicos de enfermagem e enfermeiros) aplicando as doses.

Nos postos móveis, os profissionais da saúde seguirão os mesmos critérios de aplicação da vacina, dos utilizados nos postos fixos durante toda a campanha de vacinação. Em edições anteriores, os postos volantes nos shoppings foram bem-sucedidos.

“Em alguns casos, pessoas não dispõem de tempo durante a semana para se vacinar ou vacinar seus filhos. Por isso, o poder público oferta este serviço, demonstrando o compromisso em proteger à população”, disse o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho.

Últimos dados

Em 2019, 9% (526) dos municípios registraram 18.203 casos confirmados e 15 óbitos por sarampo, sendo 14 no estado de São Paulo e 1 em Pernambuco. Em relação aos casos, São Paulo também registrou o maior número de casos, 16.090 (88,4%) em 259 (49,2%) municípios, seguido dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina, Minas Gerais e Pará.

Atualmente, nove estados mantêm transmissão ativa do vírus do sarampo, sendo que, em 2020, cinco estados já confirmaram casos: São Paulo (77 casos), Rio de Janeiro (73), Paraná (27), Santa Catarina (22) e Pernambuco (3). Não tendo ocorrido óbitos, até o momento. Os outros quatro estados (PA, AL, MG e RS) ainda não confirmaram casos em 2020, estando em monitoramento devido aos casos ocorridos em 2019.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.