Editorial

Campanha Fevereiro Laranja

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2020 o país deve registrar 10.810 novos casos de Leucemia, doença maligna que atinge os glóbulos brancos, onde as células doentes ficam acumuladas na medula óssea e passam a substituir as saudáveis na corrente sanguínea. Desses, 270 casos serão registrados no Maranhão e 60 em São Luís.

Para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de trabalhar a prevenção a essa doença, este mês comemora-se o Fevereiro Laranja, iniciativa que visa dar maior visibilidade acerca da Leucemia e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento da doença. O estado de São Paulo, por exemplo, instituiu a Lei nº 17.207, de 2019, que cria a Campanha Fevereiro Laranja, que ressalta também a importância da doação de medula óssea.

Os números do INCA mostram que dos casos novos de Leucemia estimados para este ano no país, 5.920 irão afetar homens e 4.890 as mulheres.

Existem pelo menos 12 tipos diferentes de Leucemia. Exames de rotina se enquadram na prevenção da Leucemia, de modo que é necessária atenção para qualquer alteração no sangue que possa surgir nesses exames e caso exista suspeita da doença, é realizado um exame chamado mielograma, no qual é coletada uma pequena quantidade de medula óssea e, se o resultado for positivo, o tratamento deve der iniciado imediatamente.

Segundo a Unimed Franca, os sintomas se apresentam de forma variada, como sangramento nas gengivas e no nariz, inchaço no pescoço, cansaço, dores nos ossos e nas articulações, febres que podem vir acompanhadas de suores noturnos, perda de peso, aparecimento de manchas rochas ou avermelhadas na pele, palpitações e sensações incômodas na região abdominal.

A proliferação de células anormais na medula óssea é a causa da Leucemia. Neste processo, a formação de células saudáveis acaba sendo substituída pelas células cancerígenas.

O tratamento tem a intenção de anular as células cancerígenas e retornar à produção das células sadias. Durante o tratamento é administrada a medicação quimioterápica, há um controle das infecções, das hemorragias e um foco maior no cuidado da doença no Sistema Nervoso Central, o que abrange o cérebro e a medula espinhal. Após o controle da doença, se necessário, é aconselhável o transplante de medula óssea.

A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, contém as células-tronco hematopoéticas que produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação.

Atualmente o Brasil possui o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo com mais de 4 milhões e 600 mil doadores cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. (REDOME).

A doação é muito importante, pois a cada 100 mil pacientes, apenas um doador é compatível. Devido a essa estatística, quanto mais doadores tiver, maiores serão as probabilidades de compatibilidade entre as pessoas.

O transplante de medula óssea é um gesto de amor, que deve ser sensibilizado para toda a sociedade, pois ajudar a salvar vidas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.