No Sesc

Exposição apresenta o poder das mãos e da criatividade

"Conta tua história cartonera" será aberta nesta sexta-feira (14), na Galeria de Arte do Sesc Deodoro e reúne trabalhos do coletivo Juçara Cartonera

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Exposição busca promover a imersão do expectador no universo cartonero
Exposição busca promover a imersão do expectador no universo cartonero (Juçara Cartonera)

São Luís - Com o uso de papelão, tesoura, cola, tinta, linha e agulha, elas fazem pequenos cadernos, utilizados principalmente para a publicação artesanal de livros. Este trabalho poderá ser visto na exposição “Conta tua história cartonera”, que reúne trabalhos produzidos pelo coletivo Juçara Cartonera. A abertura da mostra será nesta sexta-feira (14), às 18h30, na Galeria de Arte do Sesc Deodoro onde permanece em cartaz até o dia 30 de abril.

A mostra, que tem período de visitação das 9h às 17h (exceto sábados, domingos e feriados), também oferta visitas mediadas cujos agendamentos podem ser feitos por meio dos telefones (98) 3216-3830 e 3216-3826 ou pelo e-mail: galeriadeartesescma@gmail.com. Esta é a primeira exposição de cartoneras em São Luís e se baseia no poder das mãos e da criatividade. Cartonera, que vem do castelhano, significa papelão e expressa todo o processo de cartonagem. O movimento surgiu no ano de 2003 em Buenos Aires, durante uma forte crise econômica, com a Eloisa Cartonera, idealizada pelo artista plástico Javier Barilaro e pelo escritor Washington Cucurto.

Os livros e trabalhos produzidos pelo coletivo Juçara Cartonera são construídos a partir da ressignificação do processo de descarte do papelão. Na exposição, as maranhenses que iniciaram esse trabalho em 2019, buscam promover a imersão do expectador no universo cartonero a partir do resgate de memórias, estimulando a criatividade de maneira interativa.

Por meio do material, elas dão vida a livros de forma orgânica, passeando por diversas linguagens e explorando materiais, brincando e dando espaço à imaginação com cores, recortes e texturas. A Juçara Cartonera é um coletivo feminino formado por Larissa Cordeiro, Lia Margarida e Marina Doudement.


Serviço

O quê

Exposição “Conta tua história cartonera”

Quando

Desta sexta-feira (14) ao dia 30 de abril, das 9h às 17h (exceto sábados, domingos e feriados)

Onde

Galeria de Arte do Sesc Centro - Av. Gomes de Castro, nº 132, Centro

Visita mediada

Agendamento gratuito (98) 3216-3830/3216-3826 ou pelo e-mail: galeriadeartesescma@gmail.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.