Carnaval

Acendendo a chama no circuito da folia

Bloco do Lamparina passará no Circuito Beira-Mar no Domingo Gordo de Carnaval e receberá um convidado especial no trio elétrico: a banda Cidade Negra, comandada por Toni Garrido

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Vocalistas do grupo Lamparina
Vocalistas do grupo Lamparina (Grupo Lamparina )

São Luís - Depois de dois anos contagiando os foliões no período oficial, o Bloco do Lamparina retornará ao Circuito Beira-Mar para o Carnaval 2020. O cortejo passará no Domingo Gordo, dia 23, com concentração às 21h, nas proximidades da Praça Maria Aragão. O convidado especial deste ano é o grupo Cidade Negra, sob o comando do cantor Toni Garrido. O bloco é puxado por integrantes do grupo homônimo.

As vocalistas do Bloco do Lamparina, Regina Oliveira, Mairla Oliveira e Thaynara Oliveira, puxarão o trio e serão as anfitriãs dos músicos componentes da banda Cidade Negra. Os músicos do Lamparina são George Gomes (bateria), Fábio Almeida (teclado), Raquete (baixo), Ribão (percussão), Ricardo (sax), Elder Ferreira (trombone) e Norman Lima (guitarra e direção musical).

Este ano, o bloco fará uma homenagem à cultura negra, especialmente por causa da presença dos artistas da Cidade Negra, banda que desembarcará em São Luís com um grupo de, no mínimo, 16 pessoas. “Nós subiremos no trio com uma fantasia especial em homenagem à cultura negra, cortejando as nossas raízes africanas. Afinal, São Luís também é uma cidade negra e precisamos representar bem a nossa ancestralidade. Faremos um show bem dançante, alegre, alto astral, mostrando a força das nossas tradições e demonstrando orgulho de ser maranhense”, disse Regina Oliveira.

Música - A homenagem à Cidade Negra será ainda mais marcante no momento da execução da música “Reggae Negro”, composta por Paulinho Oliveira especialmente para a ocasião. No ano passado, a homenagem foi para os cantores Lucy Alves e Chico César, que dividiram trio com Lamparina. Em 2018, o cantor Pinduca, que marcou presença ao lado de Gaby Amarantos, foi quem homenageou Lamparina, compondo uma marchinha de Carnaval.

O bloco, além do Circuito Beira-Mar, se apresentará também na praça da Casa do Maranhão, no dia 22, dentro de uma programação carnavalesca. De acordo com Mairla Oliveira, o conceito que deu origem ao Lamparina é simples: fazer um resgate da verdadeira musicalidade brasileira, sobretudo a maranhense. “Garantindo a sua manutenção, levando-se em consideração que nos encontramos num tempo em que quase tudo é descartável, de maneira especial, no campo cultural”, diz a cantora, acrescentando que o repertório incluirá homenagens a bandas e blocos de rua de São Luís.

A banda Cidade Negra é originária do reggae, mas com outras influências como soul e o pop rock. É formada por Toni Garrido, Bino Farias e Lazão. O grupo surgiu na cidade de Belford Roxo, no Rio de Janeiro, em 1986. Suas letras falam de amor e problemas sócio-culturais e filosóficos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.