COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Na festa dos empresários, na Associação Comercial do Maranhão, bate-papo entre velhos amigos: o Repórter PH, Edilson Baldez das Neves, Luiz Carlos Cantanhede Fernandes e Armando Ferreira
Na festa dos empresários, na Associação Comercial do Maranhão, bate-papo entre velhos amigos: o Repórter PH, Edilson Baldez das Neves, Luiz Carlos Cantanhede Fernandes e Armando Ferreira

Almoço na reta final”
É hoje à noite, a partir das 18h, no Rio Poty Hotel, a entrega das últimas camisetas-convites para os felizes convidados para o Almoço do PH Revista, o maior, mais concorrido e mais bonito evento que acontece na temporada pré-carnavalesca de São Luís. Teresa Martins e sua equipe estarão entregando as camisetas até as 21h. Por outro lado, Cintia Klamt Motta toca a mil por hora a deslumbrante decoração do Palazzo Eventos para essa tarde/noite de folia e alegria.

Na gandaia
Uma festa que promete ser bem animada na sexta-feira de Carnaval é o baile “Caia na Gandaia”, na Casa Fanzine, na Avenida Beira-Mar. O lema é “Vista-se de alegria e caia na gandaia”.
Para embalar os foliões, três atrações: o cantor Marconi Rezende, o grupo Espinha de Bacalhau e a sambista Anna Christina Bahia, com o melhor da música carnavalesca: marchinhas, frevos, samba de raiz e outros ritmos.

Papel machê
A artista plástica, arte-educadora e especialista em gestão cultural Kátia Castro está apresentando a exposição “Folia em Machê”, com personagens da rica diversidade cultural presente no período momesco, desde os antigos carnavais maranhenses.
Cruz-diabo, alegoria de rua, o fofão, Piêrro e Colombina são algumas das esculturas confeccionadas com a técnica milenar da massa de papel.
A técnica foi criada nas regiões da China e utilizada para a confecção de capacetes de guerra.

A Mentira
Logo após o Carnaval, São Luís receberá, no Teatro Arthur Azevedo, um espetáculo repleto de intrigas amorosas.
Trata-se de “A Mentira”, uma engenhosa peça do francês Florian Zeller, com direção e tradução do ator e diretor Miguel Falabella.
O espetáculo será apresentado nos dias 7 e 8 de março, em três sessões. A atriz Zezé Polessa também participa, ao lado dos atores Frederico Reuter e Alexandra Verney.
O cenário deixa os espectadores praticamente em casa, pois reproduz o ambiente sóbrio da sala de uma residência de classe média.

Aquariano folião
Quem troca de idade hoje é o juiz de Direito Eulálio Figueiredo, que também é compositor de marchinhas de Carnaval. Afinal, ele nasceu no mês da folia.
O aquariano logrou êxito na carreira jurídica, passando em primeiro lugar no concurso para juiz em 1991, dando início, também, a sua trajetória como professor universitário na UFMA.
Ele é autor de diversas obras literárias e membro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas.
A comemoração está programada para sábado no ruftop do edifício Executive Lake, na Lagoa

Dona do Samba
É neste domingo, no Thai Cozinha Contemporânea, no Golden Shopping Calhau, a festa “A Dona do Samba”, começando ao pôr do sol.
O evento ficou famoso pela proposta itinerante e desta vez serão três ambientes – sendo dois espaços cobertos e a varanda.
As atrações confirmadas são os grupos Vamu di Samba e Os Parças, além dos DJs Cupim e Dressah.

Ativas e inativas
Quem está sem um emprego com carteira assinada há três anos pode sacar todo dinheiro que tem no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Essa situação é diferente de quando o trabalhador saca o valor do fundo de garantia quando é despedido sem justa causa.
Cada emprego com carteira assinada que o trabalhador tem ao longo da carreira gera uma conta diferente em seu nome no fundo de garantia. As de empregos antigos são chamadas de contas inativas, enquanto a do atual é a ativa.

Sobre trânsito
Tem muita gente correndo mais do que deve. Só em janeiro deste ano, foram registradas 7.521 infrações em ruas e avenidas de todo o Maranhão por motoristas transitarem em velocidade superior a máxima permitida em até 20%.
Os dados são do Detran. No entanto, em comparação com o mesmo período do ano passado, o número de registros desse tipo de multa caiu 35%.

Sobre trânsito 2
Entre as infrações mais cometidas, junto com excesso de velocidade, estão não registrar o veículo em 30 dias após transferência de proprietário, trafegar sem cinto de segurança, estacionar em local proibido e pilotar motocicleta sem capacete.
A capital São Luís concentra praticamente todos os casos registrados por excesso de velocidade, com 7.512 motoristas multados.

Nos Estados Unidos
Uma estudante da Universidade Estadual do Maranhão defendeu, nos Estados Unidos, na Central de Receptoras “CP Recipient Mare Services”, no Texas, a dissertação “Sincronização de águas receptoras em anestro tratadas com Altrenogest injetável no Programa de Transferência de Embriões Equinos”.
A pós-graduanda Andressa Mendes Alves tem pesquisa de Mestrado na área de “Reprodução e Conservação Animal”, sob a supervisão da Dra. Katie Forest Schroeder.
Durante o período de estágio, ela trabalhou com a transferência de embriões equinos e todo manejo reprodutivo de éguas receptoras de embrião.
Não é a primeira vez que Andressa faz estágio internacional. Em 2016, ela também foi bolsista de Estágio Internacional de Curta Duração na modalidade de alunos de graduação, financiado pela Fapema. No período de três meses, estagiou na clínica de equinos Interstate Equine, em Oklahoma.

No Conselho
Especialista em natação para bebês e proprietária da Academia Viva Água, a professora Denise Araújo assumiu uma nova responsabilidade no início deste ano.
Ela foi eleita presidente do Conselho Regional de Educação Física - CREF 21/MA.
Mulher de fibra, Denise Araújo tem feito um trabalho singular na seara das atividades físicas no Maranhão e, agora, o desafio é ainda maior: fiscalizar o exercício da profissão de educador físico, promover deveres e defender direitos.

No Conselho 2
Como se sabe, fica a cargo do CREF também registrar os profissionais devidamente formados em curso de titulação de bacharelado ou licenciatura em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
Além disso, toda divisão deve cumprir e fazer cumprir as disposições da Lei Federal 9.696, de 01 de setembro de 1998, das Resoluções e demais normas baixadas pelo Conselho Federal.

TRIVIAL VARIADO
O historiador Euges Lima vai fazer uma palestra, próximo dia 17, na Livraria Amei, sobre suas pesquisas relativas à vida de Joaquim Silvério dos Reis em São Luís. Silvério foi um dos delatores da Inconfidência Mineira.

A Faculdade Pitágoras, em São Luís, recebeu este mês o certificado que atesta a instituição como Amiga da Cruz Vermelha. Desde 2019, a faculdade conta com o apoio de professores e alunos que se mobilizam para a doação de alimentos e brinquedos entregues às comunidades carentes da Capital.

No assunto: a parceria já ajudou mais de 13 creches e mil pessoas carentes em regiões mais necessitadas como Maracaçumé, São José de Ribamar e Alcântara.

A cada visita de governadores endividados ao Ministério da Fazenda, levando muito mais problemas do que soluções, tecnocratas reafirmam: os Estados se converteram numa espécie de Versailles, onde a corte dos soberanos franceses não abria mão do ócio e do prazer.

Álvaro Dias defende o que jamais será alcançado: a redução no número de deputados federais e senadores. Segundo ele, “a economia seria brutal por não ser apenas a eliminação de mandatos.

Tem mais: seria a eliminação de gabinetes, de recursos destinados à água, luz, papel, telefone, carros, auxílio-moradia, verba indenizatória e tratamento de saúde”. E lembra que isso aconteceu recentemente na Itália.

Considerada a maior competição científica do país, a 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) está com as inscrições abertas até 15 de março. Escolas públicas e privadas de todo o país podem inscrever seus alunos do Ensino Fundamental e Médio pelo site www.oba.org.br.

DE RELANCE

Livinho e Mad Dogz
As marcas “Baile da Prometida” e “Funk in The House” agitarão o Ceprama, na Madre Deus, neste sábado, a partir das 15h, com uma balada para movimentar o pré-Carnaval naquela área da cidade, onde a folia já corre solta faz tempo. A festa contará com a presença de MC Livinho e do grupo de DJs Mad Dogz. Para quem não conhece, MC Livinho é um cantor brasileiro de funk paulista. Ela apareceu na cena musical em 2008, com o lançamento da canção “Royal Court”. No entanto, alcançaria o primeiro reconhecimento apenas em 2012, com a música “Mulher Kama Sutra”.

Posse da AJE
Eleita para o biênio 2020/2021, a chapa “Inovação”, encabeçada por Fábio Henrique, para dirigir a Associação dos Jovens Empresários do Maranhão, será empossada amanhã, em solenidade a ser realizada no Auditório Neiva Moreira, na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. O objetivo da nova cúpula é seguir o legado da instituição que há 15 anos incentiva e estimula nos jovens maranhenses práticas empreendedoras e empresariais. Entre outras propostas, a chapa pretende priorizar seus associados e o fomento à profissionalização do pequeno empreendedor autônomo e do pequeno comerciante.

Mutirão em Caxias
Pacientes do município de Caxias e cidades vizinhas serão beneficiados com um mutirão de cirurgias eletivas. A força-tarefa faz parte do programa “Mais Cirurgias”, do governo estadual. A inclusão da cidade de Caxias atende a um pedido de parlamentares para que a região também seja beneficiada com o mutirão, cujo objetivo é zerar as filas de cirurgias.

Sessão jurisdicional
Na manhã de hoje, o Tribunal de Justiça do Maranhão realiza sessão plenária jurisdicional, com o julgamento de vários processos. A agenda da sessão pode ser consultada no sistema Jurisconsult, no Portal do Judiciário. Órgão máximo dentro da estruturação hierárquica do Poder Judiciário estadual e composto pelos 27 desembargadores, o Pleno do TJMA tem competências jurisdicional e administrativa.

Na Carteira
Esta semana, o Maranhão entrou para o rol de estados brasileiros que passaram a emitir Carteira de Identidade com o símbolo específico destinado a identificação de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A medida desburocratizará o acesso prioritário garantido aos autistas em serviços públicos e privados, conforme determina a Lei 12.764/12, que instituiu
a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Na prática, as RGs das pessoas portadoras do TEA passarão a ser identificadas com o símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista: a fita quebra-cabeça colorida.

Festa do Passaporte
Teresa Canto, Thais Moreno, Lúcio Cordas e Mari, a banda Kayambá e o DJ Jhonny Jay estão na programação da festa Passaporte Folia, que acontece na tarde deste domingo, no Hotel Luzeiros. O evento é uma iniciativa do apresentador de TV Davi Carvalho e de sua esposa, Madalena Nobre, também apresentadora. A festa acontecerá em clima de confraternização carnavalesca, para brindar mais um ano do programa Mundo Passaporte, por ele comandado e que vai ao ar pela Rede TV.

Região Tocantina
Nesta sexta-feira, o programa “Assembleia em Ação” reiniciará suas atividades itinerantes, desta vez em Imperatriz. A cidade sediará a quarta edição do evento, que reunirá representantes de 23 municípios da Região Tocantina. O evento acontecerá no auditório do Hotel Imperial, sob a condução do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, e a participação de diversos parlamentares, vereadores, prefeitos, lideranças políticas e sociedade civil.

Região Tocantina 2
A propósito: o evento vem se consolidando como um momento importante de troca de experiência entre o Parlamento Estadual e as Câmaras de Vereadores, além de promover maior proximidade do Legislativo com a população maranhense. A cada edição, o programa tem adquirido mais adesões, reunindo centenas de representantes das regiões por onde tem passado, a exemplo do que aconteceu nos municípios de Balsas, Timon e Trizidela do Vale.

Para escrever na pedra:
“Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca”. De Darcy Ribeiro, legendário antropólogo brasileiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.