Música

Inspiração no mito da esfinge

Compositor, cantor e guitarrista maranhense radicado em São Paulo, Lucas Ray lança EP "Sphinx", que, entre outras coisas, expressa suas questões internas de escolha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
O cantor Lucas Ray
O cantor Lucas Ray (Lucas Ray )

São Luís - Já disponível em todas as plataformas digitais de streaming no Brasil e no mundo, o novo EP do compositor, cantor e guitarrista maranhense Lucas Ray, intitulado “Sphinx”, conta com a participação dos músicos Alexandre Panta (baixo), Bruno Valverde (bateria, Angra) e Neemias Teixeira (teclados).

“O EP lida com questões difíceis de escolha e de se achar como pessoa, alma e entidade completa, com gostos e afinidades únicas, separado de amigos/colegas/família. Eu estava trabalhando em banco de investimento e muito infeliz, e precisava fazer uma decisão forte na vida, antes que fosse muito tarde e o EP retrata isso, de certa maneira”, diz Lucas Ray, que aos dois anos de idade foi morar no exterior e, atualmente, reside em São Paulo.

O artista diz que precisava de uma camada mais superficial para falar dessas questões internas de escolha, decisões difíceis e foi no mito da esfinge que encontrou um melhor paralelo. Isto porque, segundo ele, das inquietações da vida moderna brota uma analogia a um episódio da mitologia grega, que é exatamente a esfinge.

“Que nos faz uma pergunta essencial. Seu enigma deixa de ser um problema de lógica, e questiona nossa própria essência: a esfinge quer saber. Nessa questão está embebido o EP. Um rock progressivo moderno e inusitado, sem medo de mostrar suas referências e influências em grandes clássicos. É o meu primeiro trabalho gravado deste guitarrista e compositor que as torce para criar algo novo e com identidade própria”, acrescenta.

O EP “Sphinx” é uma coletânea de músicas que refletem o início da vida do artista e transição para um caminho novo e desconhecido, que sempre foi sua paixão. “É um trabalho do qual me orgulho muito e tenho muita gratidão de poder contar com um time excelente de músicos que me ajudaram a orquestrar as músicas e tirar elas do papel. Não poderia pedir início de carreira melhor”, disse o guitarrista.

Uma melodia que ecoava em Lucas Ray desde sua infância inaugura o EP na instrumental “Reveries”. Cenas das várias cidades onde cresceu são ouvidas de forma sinestésica nas linhas da música. Na psicodélica “Run, Rabbit, Run”, é desmontada a trama de mentiras da vida moderna. A ficção começa em “Xibalba”, inspirada na mitologia maia e no longa-metragem “A Fonte da Vida”, de Darren Aronofsky, em que a morte, o amor e a busca pela vida eterna são retratadas em três eras.

Lucas Ray nasceu no Maranhão e fui morar nos Estados Unidos, pois o pai, funcionário da CVRD, hoje Vale, foi transferido. Depois, morou no Rio de Janeiro e em Vitória. Aos 10 de idade, voltei para São Luís, onde morou até os 17 anos. Quando passou no vestibular da USP, migrou para São Paulo, onde reside há 2 anos.

O artista está finalizando a produção de um single, que é uma de suas músicas favoritas do conterrâneo Zeca Baleiro. “Além disso, estou em pré-producão do segundo EP, que pretendo lançar em abril ou maio”, finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.