Devendo...

Inadimplência entre os idosos é a que mais cresce no Brasil

De acordo com dados do Serasa Experian, ao mesmo tempo em que têm a melhor pontuação de crédito, são também os que mais têm deixado de pagar as contas em dia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Público ainda é considerado "devedor", de acordo com estudo
Público ainda é considerado "devedor", de acordo com estudo (Aumentou o número de idosos no Maranhão nos últimos quatro anos, segundo o IBGE)

A inadimplência entre os idosos é a que mais cresce no Brasil. De acordo com dados do Serasa Experian, ao mesmo tempo em que têm a melhor pontuação de crédito, por causa do longo histórico e da aposentadoria, são também os que mais têm deixado de pagar as contas em dia. A informação foi divulgada pela Agência Brasil.

Entre outubro de 2018 e outubro de 2019, 900 mil pessoas com mais de 60 anos não cumpriram algum dos compromissos financeiros. Com elas, são 9,8 milhões de brasileiros, dessa faixa etária, inadimplentes. Um crescimento de mais de 10%.

Para a economista do Serviço de Proteção ao Crédito Marcela Kawauti o empréstimo consignado, aquele descontado em folha e muito oferecido a aposentados e pensionistas, acaba levando as pessoas ao alto endividamento.

“Quem não se programa para pegar consignado acaba se enrolando em outras contas. O limite dele é 30% do salário”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.