Comemoração

ACI de Imperatriz comemora 60 anos com vários avanços

Entidade vem dando voz aos interesses do setor produtivo de Imperatriz e região em seis décadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Condomínio Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz, atual sede da entidade
Condomínio Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz, atual sede da entidade (acii)

A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) comemora por todo este mês seus 60 anos de fundação – foi criada em 1º de fevereiro de 1960 por um grupo de empreendedores que enxergaram a importância do associativismo e do trabalho conjunto, em prol do desenvolvimento do comércio e outras categorias que não tinham uma entidade representativa.

Em 16 de abril de 1968, por meio da Lei Municipal Nº 02/68, a então Associação Comercial de Imperatriz (ACI) foi reconhecida como de utilidade pública e desde então já se distinguia pelo dinamismo de seus líderes, o vigor de sua atuação, paralelamente ao crescimento da cidade, que se destacava como grande entreposto comercial. Cinco anos depois, a entidade teve redefinida a abrangência de sua jurisdição, passando a se chamar Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII).

Com 60 anos de um trabalho, a entidade vem dando voz aos interesses do setor produtivo de Imperatriz e região, trabalhando a favor não só da classe empresarial, mas de toda sociedade imperatrizense.

Dentre as centenas de conquistas e reivindicações da entidade nesses 60 anos de história, a ACII recorda do retorno das escalas regulares de voos da Companhia Aérea São Paulo - Vasp (1960). Na década de 1970, a ACII se empenhou pela implantação do Distrito Industrial de Imperatriz, instalado em meados dos anos 80 no povoado Lagoa Verde. Hoje, o Distrito abriga diversas empresas.

Sede própria
Foi nesse período que a entidade conseguiu sua primeira sede própria, localizada na Avenida Getúlio Vargas. Só a partir de 1998, a instituição passou a funcionar no Condomínio Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz, juntamente com outras entidades de classes.

Outras reivindicações encabeçadas pela ACII foram a instalação do Centro de Convenções em 2003 e posteriormente a sua climatização realizada em 2019, além da construção da Ponte Dom Affonso Felippe Gregory e a reforma do Calçadão de Imperatriz. A entidade também foi responsável pela instalação do Banco do Nordeste e do Sebrae na cidade.

Mais

Legado

Hoje, através do legado deixado por cada presidente, diretoria e associados e colaboradores que passaram ou ainda estão na entidade, a ACII tem constantemente buscado a qualidade dos seus serviços prestados em benefício da comunidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.